BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

MUNDO: Câmara decide abrir processo de impeachment contra Trump

A líder da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, anunciou a ação depois de telefonema do presidente norte-americano a colega da Ucrânia

ASSESSORIA

24 de Setembro de 2019 às 17:40

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, deve formalizar nesta terça-feira (24/09/2019), a liberação da tramitação de um pedido de impeachment contra o presidente Donald Trump. De acordo com oficiais democratas, o anúncio está programado ainda para esta terça, após uma reunião política a portas fechadas. As informações são do Washington Post.

 

O presidente dos EUA vai ser investigado por um telefonema efetuado em julho, quando teria pressionado o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, para que investigasse o filho de Joe Biden, ex-vice-presidente de Barack Obama e pré-candidato a suceder Trump em 2020. O caso criou uma onda de apoio entre os democratas para o impeachment.

 

O impeachment é um passo raro e extraordinário na política americana. A decisão de Pelosi prenuncia uma guerra partidária, provocando uma reação dos aliados de Trump com repercussões na campanha de 2020.

 

“O presidente está fazendo da ilegalidade uma virtude no nosso país”, disse Pelosi em um evento no Atlântico, na última terça-feira (24/09/2019). “Nós não pedimos a governos estrangeiros que nos ajudem em nossas eleições. Isso é o que tentamos parar com a Rússia. É errado”, afirmou.

 

Pelosi destacou também que já havia falado que “assim que tivessem os fatos, [os parlamentares] estariam prontos” para o impeachment. “Agora que temos os fatos, estamos prontos.”

 

Trump autorizou a liberação da transcrição completa de seu telefonema com o presidente ucraniano, no qual Trump teria pressionado pela investigação de Biden e seu filho.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS