INVESTIGAÇÃO: Operação combate fraudes no Fies e venda de vagas em curso de medicina

Bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) e fraudes relacionadas a cursos de complementação do exame Revalida também estão sob investigação

INVESTIGAÇÃO: Operação combate fraudes no Fies e venda de vagas em curso de medicina

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A PF (Polícia Federal) cumpre 22 mandados de prisão na manhã desta terça-feira (3) em uma operação que combate um esquema de fraudes na concessão do Fies (programa de financiamento estudantil) e na comercialização de vagas e transferências para um curso de Medicina em Fernandópolis, interior de São Paulo.

 

Bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) e fraudes relacionadas a cursos de complementação do exame Revalida também estão sob investigação. De acordo com a PF, vagas para ingresso na universidade eram negociadas por R$ 120 mil por aluno. Foram oito meses de negociações, que apontaram que o dono e reitor da instituição de ensino comandava o esquema – ele já foi detido.

 

Entre os mandados, expedidos pela Justiça Federal de Jales, estão 11 prisões preventivas, 11 prisões temporárias, 45 ordens de busca e apreensão e 10 medidas cautelares (alternativas à prisão). Também foram bloqueados R$ 250 milhões de bens dos investigados.

 

Os alunos que compraram as vagas e financiamentos para o curso são filhos de fazendeiros, servidores públicos, políticos, empresários e amigos dos donos da universidade. “Todos com alto poder aquisitivo, que mesmo sem perfil de beneficiário do FIES, mediante fraude, tiveram acesso aos recursos do Governo Federal”, diz a PF.

 

As prisões estão sendo realizadas nos seguintes municípios: Fernandópolis, São Paulo, São José do Rio Preto, Santos, Presidente Prudente, São Bernardo do Campo, Porto Feliz, Meridiano, Murutinga do Sul e São João das Duas Pontes, todos no Estado de São Paulo, além de Água Boa, no Mato Grosso.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS