Até o último carnaval, o principal método de desempate levava em consideração as maiores notas nos quesitos em ordem inversa à divulgação.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Pela primeira vez, a Mancha Verde é a escola de samba campeã do grupo especial do Carnaval 2019 de São Paulo. A apuração aconteceu no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista, nesta terça-feira, 5. A campeã e as outras quatro escolas mais bem colocadas vão participar do desfile das campeãs na sexta-feira, 8.
Com o enredo ‘Oxalá, salve a princesa! A saga de uma guerreira negra’, a Mancha Verde homenageou a figura de Aqualtune, princesa congolesa e avó de Zumbi dos Palmares que foi escravizada no Brasil e lutou pelos direitos da população negra na época.
A Acadêmicos do Tucuruvi e a Vai-Vai, campeã do Carnaval por quinze vezes, foram rebaixadas para o grupo de acesso.
A rainha de bateria da escola, Viviane Araújo, comemorou a vitória no Instagram. “É Mancha! É CAMPEÃ! Parabéns minha Mancha Guerreia! Parabéns presidente Paulo Serdan pelo lindo trabalho que foi feito! Minha bateria PURO BALANÇO. Gratidão sempre”, disse a atriz na rede social.
Votação
As escolas competiram por nove quesitos, lidos na seguinte ordem: Bateria, Samba-Enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta Bandeira, Enredo e Alegoria.
Em anos anteriores cada jurado lançava a nota de 8 a 10, variada em décimos – como 8,9 e 9,5, por exemplo. Agora, a nota mínima foi 9. As regras de desempate também mudaram. Seguindo as novas determinações, se duas ou mais escolas terminassem empatadas em primeiro lugar ou na “zona do rebaixamento”, seriam consideradas as notas descartadas de todos os quesitos.
Até o último carnaval, o principal método de desempate levava em consideração as maiores notas nos quesitos em ordem inversa à divulgação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!