POLÍTICA: Saiba quem já foi preso na Operação Capitu nesta sexta-feira

A PF cumpre 19 mandados de prisão temporária em Minas Gerais, no Distrito Federal e outros quatro estados. Entre os presos estão o vice-governador Antonio Andrade, o deputado estadual mineiro João Magalhães e Joesley Batista, dono da JBS

POLÍTICA: Saiba quem já foi preso na Operação Capitu nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A operação Capitu, que deflagou um esquema de corrupção no Ministério da Agricultura, durante a gestão de Dilma Rousseff (PT) já prendeu 11 pessoas na manhã desta sexta-feira. 

 

A PF cumpre 63 mandados judiciais de busca e apreensão e 19 de prisão temporária, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Além de Minas Gerias, a operação acontece no Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso. 


A Operação se baseou em delaração de Lúcio Bolonha Funaro – doleiro ligado ao MDB – sobre supostos pagamentos de propina a servidores públicos e agentes políticos que atuavam direta ou indiretamente no Ministério da Agricultura em 2014 e 2015.


A organização criminosa, que atuava na Câmara dos Deputados e no Ministério, era formada por empresários e executivos da JBS. 


 “Esse grupo dependia de normatizações e licenciamentos do MAPA e teria passado a pagar propina a funcionários do alto escalão do Ministério em troca de atos de ofício, que proporcionariam ao grupo a eliminação da concorrência e de entraves à atividade econômica, possibilitando a constituição de um monopólio de mercado”, informou a PF em nota à imprensa. 
 

Veja quem são os presos:

 

  • Antonio Andrade (MDB) – vice-governador de Minas Gerais e ex-ministro da Agricultura entre março de 2013 e março de 2014
  • João Magalhães (MDB) – deputado estadual mineiro reeleito em outubro 
  • Neri Geller – deputado estadual eleito pelo PP do Mato Grosso e ex-ministro da Agricutura enter março e dezembro de 2014 
  • Joesley Batista – dono da JBS 
  • Ricardo Saud – executivo da JBS
  • Demilton de Castro – executivo da JBS 
  • Rodrigo Figueiredo – ex-secretário de Defesa Agropecuária 
  • Mateus de Moura Lima Gomes – advogado mineiro 
  • Mauro Luiz de Moura Araújo – advogado mineiro 
  • Ildeu da Cunha Pereira – advogado mineiro
  • Cláudio Donato -  advogado Mineiro
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS