Ovos contaminados já atingem 16 países europeus

O caso veio à tona na semana passada, provocando a retirada de milhões de ovos de supermercados alemães e holandeses

Ovos contaminados já atingem 16 países europeus

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ao menos 15 países da União Europeia (UE), Suíça e Hong Kong foram afetados pela crise dos ovos contaminados, anunciou a Comissão Europeia nesta sexta-feira (11).

Na UE, os países atingidos são Bélgica, Holanda, Alemanha, França, Suécia, Reino Unido, Áustria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polônia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia e Dinamarca, disse um porta-voz do Executivo europeu à imprensa.

Na Espanha, o departamento de saúde do País Basco identificou 20 toneladas de ovo líquido contaminado com fipronil em Biscaia, segundo o jornal "El País". Os ovos vinham da França e seriam usados na preparação de outros alimentos.

Há granjas "bloqueadas" em quatro países, nos quais "se confirmou a presença da utilização ilegal desse produto": Bélgica e Holanda, origem da crise, além de Alemanha e França, segundo a mesma fonte.

Os demais integrantes da lista "receberam exportações procedentes desses quatro países", acrescentou.

A Comissão anunciou ainda que fará uma reunião com representantes desses países, em 26 de setembro próximo, para "tirar as lições" do episódio.

No centro dessa crise está o uso de fipronil por parte de empresas especializadas na desinfecção de propriedades agrícolas.

O caso veio à tona na semana passada, provocando a retirada de milhões de ovos de supermercados alemães e holandeses.

As investigações realizadas na Bélgica e na Holanda se aceleraram na quinta-feira, o que levou à detenção de dois diretores de uma empresa que teria usado essa substância em galinheiros para tratamento contra o piolho vermelho.

O fipronil está presente nos produtos veterinários utilizados em animais de estimação contra pulgas e carrapatos, mas seu uso é proibido em animais destinados ao consumo e à indústria alimentícia na União Europeia (UE). Em doses altas, pode provocar problemas neurológicos e vômitos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS