O terremoto atingiu uma profundidade de cerca de seis quilômetros (quatro milhas), na ilha central de Leyte. Não houve aviso prévio de um tsunami, disse o Centro de Alerta do Tsunami do Pacífico
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um poderoso terremoto de magnitude 6,5 causou tremores no centro das Filipinas na quinta-feira, disseram sismólogos dos EUA, revisando uma figura anterior de 6,9. O terremoto atingiu uma profundidade de cerca de seis quilômetros (quatro milhas), na ilha central de Leyte, informou o US Geological Survey. Não houve aviso prévio de um tsunami, disse o Centro de Alerta do Tsunami do Pacífico. Marlon Tano, um fazendeiro e jornalista da Leyte, disse à AFP que o terremoto o soltou em sua fazenda de berinjela em Borauen, uma cidade perto do epicentro do terremoto.
"Foi tão forte que eu cai", disse Tano. "Vi ônibus e motocicletas parando na rodovia e as pessoas saíram", acrescentou. Grandes partes da ilha de Leyte foram devastadas pelo super-tifão Haiyan em novembro de 2013. As enormes ondas do tsunami quebraram a cidade de Tacloban e áreas próximas, deixando 7.350 pessoas mortas ou desaparecidas.
Em fevereiro, um terremoto de magnitude 6,5 matou oito pessoas e deixou mais de 250 feridos fora da cidade sul de Surigao. No mês seguinte, um tremor de magnitude 5,9 matou uma pessoa lá em março. Antes do terremoto de Surigao, o último terremoto letal para atingir o país foi um tremor de magnitude 7.1 que deixou mais de 220 pessoas mortas e destruíram igrejas históricas quando atingiu as ilhas centrais em outubro de 2013.
As Filipinas estão no chamado Anel de Fogo, uma vasta região do Oceano Pacífico onde ocorrem muitos terremotos da Terra e erupções vulcânicas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!