Doria estava prestes a se encontrar com o governador Geraldo Alckmin, em uma agenda conjunta na Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania. Após muitos apontarem que o prefeito aparentava estar sem cinto no vídeo, a assessoria de Doria afirm
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), apareceu em um vídeo publicado em seu perfil no Facebook, na manhã desta segunda-feira, fazendo uso incorreto do cinto de segurança no banco do passageiro. De acordo com o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, do Código Brasileiro de Trânsito, a infração acarretaria em uma multa de 195,23 reais e perda de 5 pontos na carteira do motorista do prefeito.
Doria estava prestes a se encontrar com o governador Geraldo Alckmin, em uma agenda conjunta na Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania. Após muitos apontarem que o prefeito aparentava estar sem cinto no vídeo, a assessoria de Doria afirmou que ele colocou o acessório de segurança para trás de seu corpo para poder se virar para a câmera.
De acordo com o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, o agente pode autuar o “veículo cujo passageiro usar o cinto de segurança de 3 pontos: com a parte superior sob o braço ou atrás do corpo ou não utilizando a parte inferior”.
Segundo Julyver Modesto, capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, “o uso incorreto do cinto de segurança equivale ao não uso dele”. A infração se enquadra no Código 518-52, do Artigo 167.
Ainda de acordo com o CTB, “é obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!