Cerveró diz que assumiu cargo na Petrobras por livrar PT de dívida

Cerveró diz que assumiu cargo na Petrobras por livrar PT de dívida

Cerveró diz que assumiu cargo na Petrobras por livrar PT de dívida

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nestor Cerveró prestou depoimento na tarde desta terça-feira (8), dentro de um processo em que o ex-presidente Lula e mais cinco réus - o ex-senador Delcídio do Amaral, o ex-chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Édson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai - são acusados de tentar obstruir a Justiça, evitando a delação do ex-presidente da Petrobras.

Durante o depoimento, Cerveró afirmou que foi nomeado para a BR Distribuidora por indicação de Lula, como forma de agradecimento por ele ter livrado o PT de uma dívida.

O "negócio" teria acontecido a partir da contratação, pela Petrobras, do grupo empresarial Schahin, em 2009, para operar um navio sonda comprado pela petroleira para exploração na bacia de Santos. Em contrapartida, a Schahin deveria perdoar um empréstimo de R$ 12 milhões que havia feito ao PT, em 2004.

Cerveró afirmou, ainda, que estava para ser demitido da Petrobras por pressão do PMDB da Câmara, que indicou Jorge Zelada para a Diretoria Internacional. No mesmo dia da demissão, porém, o órgão aprovou sua nomeação para a Diretoria Financeira da BR Distribuidora por recomendação de Lula. As informações são do G1.

“A informação que me foi dada era que [a indicação para a BR Distribuidora] seria um reconhecimento do trabalho que eu havia feito da liquidação da dívida do PT em 2006. Tinha conseguido através da contratação da Schahin, mediante a condição de que a dívida do PT com o Schahin seria liquidada. Foi o motivo de agradecimento ou reconhecimento que levou o presidente Lula a me indicar”, afirmou Cerveró.

O advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins, esteve presente à audiência e disse que nenhum dos depoimentos prestados confirma qualquer tentativa de Lula em evitar a delação de Cerveró. Em relação à nomeação de Cerveró para a BR, Zanin disse que o ex-diretor contou o caso por “ouvir dizer”.

“Ele diz que alguém teria dito isso a ele. Ele diz que foi o Sandro Tordin, que era da Schahin e com quem tinha relacionamento. Ele diz que não veio nenhuma confirmação oficial do Lula sobre isso. Entre ser e ouvir dizer de alguém tão distante do ex-presidente Lula, como é o Sandro Tordin, mostra como não tem qualquer sentido essa afirmação”, disse Martins.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS