Incêndio em cadeia de presos políticos deixa 23 mortos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Pelo menos 23 pessoas morreram em um incêndio que irrompeu em uma prisão na capital da Etiópia que abrigava presos políticos, segundo informou o governo do país africano nesta segunda-feira (5).
O incêndio eclodiu no sábado (3) na prisão de alta segurança de Qilinto, em Adis Abeba.
Um comunicado anterior do governo dizia que apenas uma pessoa havia morrido e que seis ficaram feridas no episódio, mas o número oficial foi atualizado no final do dia para 23 mortos, número mais próximo aos relatos da mídia local.
O comunicado do governo disse ainda que 21 dos presos morreram por asfixia em meio a uma debandada, enquanto outros dois foram mortos ao tentar escapar da prisão, de acordo com a estatal Fana Broadcasting Corporation.
VEJA TAMBÉM:
Pastor engravida 20 mulheres e afirma que foi Deus quem mandou
Dois edifícios foram danificados pelo fogo e nove prisioneiros e policiais feridos estão sendo tratados, relatou a Fana.
Os detentos restantes foram alegadamente transferidos para outras instalações. Não houve nenhuma explicação oficial sobre a causa do incêndio.
Muitos dos detentos de Qilinto foram presos na atual campanha de repressão do governo contra os protestos populares que vem tomando a região central de Oromo e outras partes do país nos últimos meses.
A Human Rights Watch estima que mais de 400 pessoas envolvidas nos protestos antigovernamentais tenham sido mortas pelas forças de segurança desde novembro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!