Novas regras de segurança em voos domésticos começam a valer nesta 2ª

Novas regras de segurança em voos domésticos começam a valer nesta 2ª

Novas regras de segurança em voos domésticos começam a valer nesta 2ª

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A partir desta segunda (18), todos os aeroportos do país passam a reforçar a inspeção de passageiros e de bagagens em voos domésticos.

As novas regras, anunciadas na última sexta-feira(15) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), incluem a retirada do notebook da bagagem de mão ao passar pelo raio-X, como já acontece em voos internacionais.

Os passageiros também ficam sujeitos a revistas corporais, realizadas por agentes de segurança do mesmo sexo. Segundo a Anac, qualquer passageiro –até crianças– pode ser revistado, mesmo que o alarme do aparelho de raio-x não dispare. O critério de seleção é sigiloso.

A revista corporal pode acontecer em local público ou em área reservada, se o passageiro solicitar. Nesse caso, será necessário o acompanhamento de uma testemunha.

O procedimento de segurança poderá ser substituído por scanners corporais. No entanto, só os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Brasília e Viracopos, em Campinas, têm o dispositivo em seus embarques domésticos.

VEJA TAMBÉM;

Cães farejadores são solicitados para a PF no aeroporto da capital

BAGAGEM DE MÃO

Os agentes dos aeroportos também podem pedir para inspecionar a bagagem de mão. Quem se negar a abrir a mala ou a passar pela revista corporal será proibido de entrar na área de embarque.

Caso seja detectado algo suspeito, o agente vai enviar o objeto para inspeção e, se necessário, o passageiro será encaminhado à Polícia Federal.

As mudanças não alteram a lista de itens que já são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes e garrafas com mais de 100 ml de líquido. As regras estão descritas em um tira-dúvidas com perguntas e respostas publicado pela Anac.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas teme que o aumento do rigor na inspeção possa causar filas mais longas no embarque. De acordo com a Anac, "os operadores aeroportuários adotarão as medidas necessárias para agilizar o processamento dos passageiros".

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS