Hildebrando vai ter manifestação popular em sua defesa organizada pela família

Hildebrando vai ter manifestação popular em sua defesa organizada pela família

Hildebrando vai ter manifestação popular em sua defesa organizada pela família

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ex-deputado Hildebrando Pascoal, que ficou conhecido em todo o Brasil pelo chamado “crime da motosserra” deve receber uma manifestação de apoio organizado pela sua família que pede o cumprimento da decisão de primeiro grau dada pela juíza Luana Cláudia de Albuquerque Campos, da Vara de Execuções Penais de Rio Branco (AC)  ocorrido na última terça-feira (04).

Página criada pela família no Facebook, pedindo a liberdade de Hildebrando

A decisão da Juíza permitia com que o ex-deputado e também ex-coronel da PM acreana. Hildebrando, cumprisse o resto de sua pena no semiaberto, em sua casa, por meio do benefício da Progressão de Pena, porém menos de 24 horas depois, a decisão da Juíza Luana Cláudia foi anulada liminarmente pelo desembargador Roberto Barros, do Tribunal de Justiça do Acre, através de um Mandato de Segurança (MS 0101371-81.2015.8.01.0000).

Com essa anulação a advogada e também cunhada de Hildebrando, Fátima Pascoal, deve liderar o movimento que ocorre antes do dia 18 de agosto, período em que a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre deve julgar o mérito do mandado de segurança interposto pelo Ministério Público do Acre, pedindo a cassação da ordem de soltura impetrada pela Juíza.

DOIS LADOS

O ex-coronel da PM e ex-deputado Hildebrando foi considerado pela Justiça como líder de um grupo de extermínio que atuou no Acre nas décadas de 80 e 90. Naquela ocasião um pedreiro, de alcunha “Baiano”, acabou sendo a vítima da motosserra. Ele foi julgado e condenado, estando preso desde o dia 22 de setembro de 1999.

No entendimento do desembargador que anulou o mandado de soltura de Hildebrando, o mesmo deve permanecer em regime fechado, pois ainda que a alegação da Defesa seja de que ele tenha 63 anos, possua uma saúde precária, sendo hipertenso, o ex-deputado é um risco à sociedade.

Já pela lado da Defesa de Hildebrando Pascoal, o principal motivo para a manifestação em pról do ex-parlamentar condenado seja a sua saída da prisão para cumprir o semi aberto, seja a execução de fato da progressão da pena em vista de que ele atende todos os critérios da lei e, claro, da falada debilitação da sua saúde.

A família criou uma página no Facebook pedindo apoio a comunidade e utiliza as redes sociais para transformar em viral a hashtag #SoltaHildebrando. E na manifestação que será realizada camiseta e cartazes serão utilizados.

JUSTIÇA

Em discussão pela decisão do MP em entrar com recurso para evitar a progressão da pena por Hildebrando acabou sendo criticado por juristas, até como violação do direito legal que deveria ser observado em critérios distintos, sejam objetivos ou subjetivos.

A família, no entanto, junto com sua advogada de defesa, vai entrar com recurso no Superior Tribunal de Justiça, caso seja mantida de fato a liminar do desembargador Roberto Barros.

O julgamento do mérito caberá aos desembargadores Samuel Evangelista (ex-membro do Ministério Público); Pedro Ranzi e Francisco Djalma. 


 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS