População de Brasiléia quer solução para imigrantes na fronteira

População de Brasiléia quer solução para imigrantes na fronteira

População de Brasiléia quer solução para imigrantes na fronteira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O acréscimo de imigrantes na cidade de Brasiléia e Epitaciolândia nos últimos dias, vem demonstrando que pouco está sendo feito para manter os mais de 2000 que estão se amontoando pelo abrigo improvisado e outros locais na fronteira.

O debate feito pelo deputado Walter Prado na Assembleia nesta terça-feira, dia 18, onde quer saber da população se querem a manutenção dos imigrantes na fronteira, demonstrou que os munícipes já não estão tão solidários com a situação.

Brasiléia vem acolhendo os imigrantes desde 2010, onde já passaram por um velho hotel, ginásio, casa e agora, um velho clube que estava desativado. Mais de 15 mil já foram ‘hospedados’ pela fronteira do Acre e maioria saíram com carteira de trabalho assinada, salário em de média de R$ 1.300 reais, além de transporte, alimentação e moradia.

O Governo do Acre, através do Governo Federal, vem mantendo os imigrantes com refeições diárias, atendimento médico, odontológico e liberação de documentos. Dessa forma, milhões estão sendo investidos dos cofres públicos e a população brasileira já passa a ver com outros olhos.

Situações de comportamentos antissociais gerados entre imigrantes de países do Haiti e Senegal, vem se tornando uma constante em vários lugares, como fila de bancos e outros locais públicos, ameaças, brigas, furtos, além de ocupações de espaços públicos onde utilizam para dormir e estender roupas lavadas.

Casos de mulheres e jovens serem hostilizadas por gestos obscenos nas ruas estão preocupando pais e maridos. Recentemente, um imigrante foi espancado dentro do abrigo e teve que ser atendido no hospital de Brasiléia cheio de hematomas e o caso está sendo investigado.

A posição do deputado Walter Prado, foi questionada pelo secretário Interino de Justiça e Direitos Humanos, Rucelino Araújo Barbosa, onde negou na manhã de hoje (19), a existência de conflitos na fronteira. Talvez o defensor devesse andar mais pela fronteira e ver ‘in-loco’, a real situação.

Na última visita dos deputados na fronteira, a grande maioria juntamente com vereadores de Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri, defenderam uma audiência pública para debater o assunto com máxima seriedade e buscar soluções imediatas.

Para complicar ainda mais, a cheia do rio Madeira em Rondônia está impedindo os que já estão com os documentos em mãos de seguir viajem, causando um inchaço no abrigo e transtornos na única agencia bancária de Epitaciolândia, que já foi palco de duas brigas dentro do estabelecimento.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS