Enem 2013 - Momentos que marcaram os dois dias de provas

Enem 2013 - Momentos que marcaram os dois dias de provas

Enem 2013 - Momentos que marcaram os dois dias de provas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Realizado no último fim de semana (sábado e domingo, dias 26 e 27), o Enem foi marcado também por acontecimentos curiosos. Com 29% de abstenções, segundo dados do MEC (Ministério da Educação), divulgados na noite do último domingo, o exame contou ainda com duas grávidas entrando em trabalho de parto durante o período de provas, no Piauí e no Rio de Janeiro.

Em São Paulo, a mãe de uma candidata atrasada para o primeiro dia tentou forçar o portão de entrada em uma faculdade em São Paulo. As portas foram fechadas pontualmente às 13h, conforme previsto no cronograma.

Os funcionários da faculdade não cederam à pressão da mãe que, desesperada, gritava:

— Entra, filha! Entra!

Em Varginha, no sul de Minas Gerais, um jovem de 26 anos morreu a caminho da prova do Enem. Fernando Ximenes pilotava uma motocicleta na BR-491, em direção ao Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG), quando foi atingido por uma carreta. O acidente aconteceu às 12h, horário de abertura dos portões dos locais de prova.

No domingo, o ministro da Educação informou que 36 participantes foram eliminados do exame por desrespeitarem uma das determinações da prova, que proibia a publicação de fotos das folhas do exame nas redes sociais.

As primeiras imagens começaram a circular no início da tarde do sábado, primeiro dia da realização do exame.

Os atrasos não foram registrados apenas no primeiro dia de prova. Mesmo com o pedido do ministro para que os participantes fossem dormir mais cedo no sábado para levantar adiantado no domingo e não perder o horário de fechamento dos portões, a cena se repetiu no domingo.

Em São Paulo, um jovem estudante não aguentou e chorou depois que viu o portão do local da prova se fechar na sua frente.

Participantes divergiram a respeito da qualidade da prova já no primeiro dia. Osmar Garcia, de 62 anos, é publicitário e decidiu prestar o Enem por uma competição, com os dois filhos, genro e nora.

— Eu disse que ia conseguir uma pontuação maior que a deles. Acredito que tirei uns 85%.

Para o publicitário, o exame foi fácil, "baba" e com nível de dificuldade baixo. Ele também fez sérias críticas à qualidade da prova.

— Esse exame não vai formar ninguém no Brasil. Os critérios devem ser revistos.

No domingo, internautas se divertiram com o boato de que o gabarito do Enem havia vazado. Muitos usaram as redes sociais para espalhar a história.

Alguns usaram as letras do gabarito para escrever mensagens que podem ser entendidas quando lidas na vertical. Esta, por exemplo, escreve: " Deixa de ser burro".

Outras imagens circularam pela internet durante a realização da prova como sendo de supostas páginas do Exame. Algumas, porém, eram imagens falsas.

Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra a correria dos candidatos para chegar a tempo do exame, que começa pontualmente às 13h.

O vídeo não identifica a cidade, mas internautas do R7 indicam que o caso ocorreu em Fortaleza (CE). As imagens mostram várias pessoas correndo no corredor de uma faculdade. Aos 42 segundos do vídeo, um garoto cai e desmaia. Ele foi rapidamente atendido pelos seguranças e funcionários locais, e levado para dentro do colégio. Não se sabe sobre seu estado de saúde.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS