O Latin NCAP, órgão independente que avalia a segurança de veículos, divulgou nesta terça-feira, o complemento de crash-testes da terceira fase do programa. Nele foram avaliados os modelos EcoSport e HB20, que têm feito imenso sucesso nas vendas.
A má notícia é que o hatch compacto da Hyundai teve nota baixa em segurança infantil. De cinco estrelas, o modelo obteve apenas um (foram apenas 4,77 pontos em 39 possíveis). Segundo o Latin NCAP, crianças transportadas no banco de trás podem chocar suas cabeças na parte traseira dos bancos dianteiros.
A cadeirinha infantil teve sua estrutura abalada pela alta carga recebida. O veículo também não conseguiu evitar que cabeça e peito de passageiros infantis sofressem grande aceleração, considerada acima da média pelo padrão do órgão.
Os ocupantes adultos ficaram melhor protegidos no HB20, mas longe ainda do ideal. Foram 10,23 pontos de 16 possíveis, o que equivale a 3 estrelas de 5 disponíveis. Os pontos negativos, nesse caso, foram a pouca proteção ao peito dos ocupantes e a existência de estruturas que podem causar lesões nos joelhos.
Comparado aos seus principais rivais, o HB20 ficou atrás do Etios (4 e 2 estrelas) e do Gol 1.6 Trend e Palio ELX (ambos com 3 e 2 estrelas). Todos eles equipados com airbags duplos.
Evolução
Apesar de alguns resultados decepcionantes, o Latin NCAPconsiderou haver ocorrido uma evolução na segurança dos veículos vendidos na região. A adoção do sistema Isofix foi um dos exemplos citados pelo órgão.
O Latin NCAP também anunciou que a próxima fase do programa contará com crash-testes laterais, que seguem as recomendações de segurança das Nações Unidas. Veja todos os carros avaliados pelo Latin NCAP: