Reunião FNDE avalia como positiva a compra e uso da merenda em Porto Velho

Uma comissão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), se reuniu durante a manhã e a tarde desta quinta-feira, 15, com representantes da secretaria municipal de Educação (Semed), União Nacional

Reunião FNDE avalia como positiva a compra e uso da merenda em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma comissão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), se reuniu durante a manhã e a tarde desta quinta-feira, 15, com representantes da secretaria municipal de Educação (Semed), União Nacional de Dirigentes municipais de educação, gestores de escolas, Emater, nutricionistas e agricultores  para debater a questão da merenda escolar em Porto Velho.  A avaliação feita pelo FNDE mostrou que a merenda escolar fornecida na rede municipal de educação é de boa qualidade, a quantidade é suficiente e está dentro dos parâmetros sugeridos pelo Fundo.

Fernanda Gomes Miranda, nutricionista e representante da prefeitura no evento, disse em relatório apresentado aos participantes, que a Semed busca acrescentar na merenda escolar produtos da região com valores ricos em vitaminas e que tenham boa aceitação por parte dos alunos.   "Queremos atender os alunos da melhor forma quanto a merenda escolar, atentamos para as orientações da resolução número trinta e oito de dois mil e nove (Resolução do FNDE nº 38/2009), que traz o oferecimento de hortaliças variadas, porções de frutas semanais, sucos feitos de polpas de frutas e variações entre a carne vermelha, peixe e frango", explicou Fernanda.

Gêneros & Incentivos

Durante a tarde aconteceu uma mesa redonda presidida pelo FNDE, onde falou-se sobre a aquisição de gêneros alimentícios e incentivos para a compra de produtores rurais, através do projeto de venda, feito em parceria com a Emater onde são disponibilizados os dados pessoais de agricultores, alimentos e quantidade que produzem  e ainda, os agricultores e a Semed puderam expor suas experiências. “Um trabalho realizado pela prefeitura que tem obtido resultados positivos é a chamada pública feita aos agricultores, solicitando que façam o cadastro, e assim, temos disponíveis uma quantidade maior de produtos e agricultores para realizar a compra. Um processo de ajuda mútua”, afirma Fernanda.

No ano de 2010, o valor repassado pela União aos municípios foi reajustado para R$ 0,30 por dia para cada aluno matriculado de acordo com dados expostos pelo FNDE. A prefeitura trabalha com cardápios sazonais, uma equipe da Divisão de Alimentação, da Secretaria Municipal de Educação (Diale/Semed), trabalha com uma equipe de oito nutricionistas que prepararam os cardápios para que possam ter maior aceitação nas escolas.

 

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS