Uma comissão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), se reuniu durante a manhã e a tarde desta quinta-feira, 15, com representantes da secretaria municipal de Educação (Semed), União Nacional
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma comissão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), se reuniu durante a manhã e a tarde desta quinta-feira, 15, com representantes da secretaria municipal de Educação (Semed), União Nacional de Dirigentes municipais de educação, gestores de escolas, Emater, nutricionistas e agricultores para debater a questão da merenda escolar em Porto Velho. A avaliação feita pelo FNDE mostrou que a merenda escolar fornecida na rede municipal de educação é de boa qualidade, a quantidade é suficiente e está dentro dos parâmetros sugeridos pelo Fundo.
Fernanda Gomes Miranda, nutricionista e representante da prefeitura no evento, disse em relatório apresentado aos participantes, que a Semed busca acrescentar na merenda escolar produtos da região com valores ricos em vitaminas e que tenham boa aceitação por parte dos alunos. "Queremos atender os alunos da melhor forma quanto a merenda escolar, atentamos para as orientações da resolução número trinta e oito de dois mil e nove (Resolução do FNDE nº 38/2009), que traz o oferecimento de hortaliças variadas, porções de frutas semanais, sucos feitos de polpas de frutas e variações entre a carne vermelha, peixe e frango", explicou Fernanda.
Gêneros & Incentivos
Durante a tarde aconteceu uma mesa redonda presidida pelo FNDE, onde falou-se sobre a aquisição de gêneros alimentícios e incentivos para a compra de produtores rurais, através do projeto de venda, feito em parceria com a Emater onde são disponibilizados os dados pessoais de agricultores, alimentos e quantidade que produzem e ainda, os agricultores e a Semed puderam expor suas experiências. “Um trabalho realizado pela prefeitura que tem obtido resultados positivos é a chamada pública feita aos agricultores, solicitando que façam o cadastro, e assim, temos disponíveis uma quantidade maior de produtos e agricultores para realizar a compra. Um processo de ajuda mútua”, afirma Fernanda.
No ano de 2010, o valor repassado pela União aos municípios foi reajustado para R$ 0,30 por dia para cada aluno matriculado de acordo com dados expostos pelo FNDE. A prefeitura trabalha com cardápios sazonais, uma equipe da Divisão de Alimentação, da Secretaria Municipal de Educação (Diale/Semed), trabalha com uma equipe de oito nutricionistas que prepararam os cardápios para que possam ter maior aceitação nas escolas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!