Paralisação de 48 horas fortalece o movimento nacional dos Eletricitários

Paralisação de 48 horas fortalece o movimento nacional dos Eletricitários

Paralisação de 48 horas fortalece o movimento nacional dos Eletricitários

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os trabalhadores do Sistema Eletrobras encerraram o segundo dia de paralisação nacional (quinta-feira, 21) com aumento do nível de adesão ao movimento. Grandes veículos de comunicação do país noticiaram a paralisação e as reivindicações, o que espelha a repercussão da luta realizada até aqui. Em Rondônia, 95% dos trabalhadores pararam suas atividades em busca do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2011) e Abono Salarial, direitos garantidos e não respeitados pelo Governo Federal e Distribuidoras responsáveis.
Segundo a FNU, os trabalhadores, ao longo deste ACT 2011 procuraram diálogo por diversas vezes, todavia, sendo ignorados pelo Sistema Eletrobras, que preferiu o caminho do enfrentamento para tentar impor uma agenda conservadora e neoliberal, baseada no arrocho salarial de seus trabalhadores, loteamento político de cargos, aumento da terceirização e a perseguição aos sindicatos, situação visível nas distribuidoras de energia.
A Direção das Distribuidoras e o Governo, por enquanto adotam a estratégia de se esconder e não reabrir as negociações com os trabalhadores. Além disso, continuam utilizando o famigerado interdito proibitório para tentar calar os sindicatos – caso dos estados do Rio de Janeiro, Rondônia e Piauí. Essa posição retrógrada de não negociar e perseguir as entidades sindicais mostra que para eles, os 27 mil trabalhadores são apenas números. E dentro disto, fica claro que o importante é seguir a risca o que manda o Governo: nada de Ganho Real e interlocução com o movimento.
Nos próximos dias 26 e 27 de Julho, o Conselho Nacional dos Eletricitários estará reunido em Brasília para fazer uma avaliação da paralisação e planejar novas ações para dar continuidade à mobilização dos trabalhadores.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS