STF irá analisar se SUS deve ser ressarcido por atender pacientes de planos de saúde

STF irá analisar se SUS deve ser ressarcido por atender pacientes de planos de saúde

STF irá analisar se SUS deve ser ressarcido por atender pacientes de planos de saúde

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) irão analisar futuramente se o SUS (Sistema Único de Saúde) deve ou não ser ressarcido por atender beneficiários de planos privados de saúde.

 

A questão foi reconhecida como sendo de repercussão geral pelo ministro do STF, Gilmar Mendes, quando ele a analisou, por meio de plenário virtual, um recurso extraordinário sobre o assunto, proposto por uma operadora de plano de saúde.

 

“Entendo configurada a relevância social, econômica e jurídica da matéria, uma vez que a solução a ser definida por este Tribunal balizará não apenas este recurso específico, mas todos os processos em que se discute o ressarcimento ao SUS”, disse o ministro.

 

Inconstitucional

 

Para a operadora do plano de saúde Irmandade do Hospital Nossa Senhora das Dores, que entrou com recurso para não ter de ressarcir o SUS, por conta de atendimentos prestados aos beneficiários de seus planos, a imposição legal de ressarcimento ao SUS (prevista no artigo 32, da Lei 9656/98) é inconstitucional. Isso porque, alega a operadora, é dever do Estado assegurar o acesso à saúde.

 

Além disso, completa a seguradora, a obrigação de ressarcimento ao SUS interfere na livre iniciativa - assegurada pelo artigo 199 da Constituição Federal - e seria uma nova fonte de recursos para a seguridade social, que, por sua vez, só pode ser criada por intermédio de lei complementar.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS