Este é o grito que percorre o mundo, quando se completam 12 anos da prisão dos cinco antiterroristas cubanos, prisioneiros políticos nos Estados Unidos, e se inicia mais uma jornada mundial pela sua libertação.
Graciela Ramírez, coordenadora do Comitê Internacional pela Liberdade dos Cinco, como são conhecidos Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González y Renê González, afirma à Agência Prensa Latina que "esse grito é o que anima todos os amigos desta causa em cada continente".
Ramírez apontou que durante a jornada de ações que se estende desde o último sábado, 11 de setembro, até o dia 8 de outubro, serão realizadas "exposições de cartazes, apresentações de documentários, lançamentos de livros, manifestações em frente às embaixadas dos Estados Unidos em diversos países, concertos etc.”
"É um momento especial, que convoca à mobilização, que só terminará quando eles regressarem à pátria, a suas famílias, a seus lares", precisou esta argentina, lutadora desde a sua juventude pelos direitos humanos.
Para ela é inconcebível “o silêncio dos grandes meios de comunicação, transcorridos 12 anos dessa prisão” e reiterou que diante desta injustiça "sentimos uma indignação tremenda".
Enquanto "cinco homens absolutamente inocentes" estão em prisões, "criminosos terríveis como Luis Posada Carriles gozam do amparo da administração estadunidense e passeiam como cidadãos honoráveis pelas ruas de Miami".
Graciela condenou o "grave atropelo" a que têm sido submetidos Gerardo, Ramón, Antonio, Fernando e Renê, desde o dia 12 de setembro de 1998, quando foram "arbitrariamente presos".
"Foram levados isolamento, manipularam os vistos das famílias para impedir ou dificultar as visitas, um direito inalienável de qualquer prisioneiro”.
Ela recordou que em 2005 "tivemos esperança quando o Grupo de Dentenções Arbitrárias da ONU concluiu que a prisão dos Cinco era algo ilegal".
"Tivemos esperança também quando naquele mesmo ano três juízes determinaram que era necessário fazer um novo julgamento, mas logo ocorreu a barbaridade de revogar essa decisão”, disse Graciela Ramírez.
A jornada mundial que se inicia é um marco, “uma bandeira em nosso plano permanente de trabalho nessa exigência para que se faça justiça”, enfatizou.
A coordenadora do Comitê pontuou que "hoje reivindicamos estes 12 anos de resistência dos Cinco; eles não enfraqueceram nas prisões, não estão tristes; eles nem sequer sentem ódio".
Ao longo deste tempo Parlamentos, legisladores, Prêmios Nobel, artistas, personalidades de todos os setores se somaram a esta batalha. "Falta que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, faça valer que é um Nobel da Paz e liberte os Cinco. Está em suas mãos, ele pode fazê-lo", sublinhou.
Por seu turno, a presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, declarou que os Cinco patriotas cubanos foram arbitrariamente presos por estar cumprindo seu dever na luta antiterrorista, investigando grupos e pessoas que a partir do território dos Estados Unidos organizavam atentados criminosos em Cuba, como o assassinato de centenas de pessoas e contra os dirigentes desse país socialista.
Ela disse ainda que o processo e o julgamento foram “fraudulentos, movidos pelo ódio e o preconceito contra Cuba, realizados ao arrepio de normas legais universalmente aceitas, inclusive nos próprios Estados Unidos”.
A dirigente do CMP afirmou que “a campanha pela libertação dos Cinco patriotas cubanos é uma questão de justiça. Portanto, é um dever de todas as pessoas movidas pelo senso da justiça manifestar total solidariedade a essa causa”.
Ela conclamou os movimentos sociais brasileiros a se incorporarem à jornada mundial pela libertação dos Cinco heróis cubanos e informou que o Conselho Mundial da Paz está integrado na jornada mundial pela sua libertação.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Termos e condições de uso "Opiniões dos Assinantes"
A seção de Comentários do Portal Rondoniaovivo.com tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
Apenas assinantes do Portal Rondoniaovivo.com, devidamente cadastrados conforme item 1 abaixo, com nome e sobrenome verdadeiros, podem realizar comentários às reportagens através da Seção de Comentários.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante cadastrado, inclusive nos casos de uso por terceiros que utilizem seu código de assinante.
A Seção de Comentários destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado no Portal Rondoniaovivo.com, apenas para fins informativos e de entretenimento, excluindo qualquer utilização comercial ou publicitária. Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do Portal Rondoniaovivo.com e não são por ela endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.
O Rondoniaovivo permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para redacao@rondoniaovivo.com
O Portal Rondoniaovivo.com tem a prerrogativa de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer aviso ou notificação, retirar qualquer postagem do ar, mesmo que a postagem não viole as regras estabelecidas nestes Termos de Uso.
Os presentes Termos e condições de uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários submetem-se ao Foro Central da Comarca de Porto Velho.
Forma de acesso e cadastro ao comentário
Para que seja permitido o acesso do assinante a Seção de Comentários, objeto do presente termo, é necessário ser assinante do Portal Rondoniaovivo.com e possuir seu e-mail cadastrado e senha de acesso ao site. Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, preencha o formulário de Cadastramento.
Ao realizar seu cadastramento, o assinante se compromete a observar esses Termos de Uso, a utilizar termos aceitáveis socialmente, e a não desrespeitar a lei e a ordem pública.
O assinante deverá informar seu próprio endereço eletrônico a ser utilizado para sua identificação no comentário. A senha poderá ser alterada a qualquer momento para sua identificação e permissão de acesso à página de comentários.
Todas as informações do assinante são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
As páginas de internet estão sujeitas a problemas de interrupção, falha técnica ou indisponibilidade de funcionamento temporário, não tendo o Portal Rondoniaovivo.com qualquer responsabilidade sobre tais ocorrências.
O Portal Rondoniaovivo.com registra o IP, data e hora de acesso de todo internauta que se conecta ao sistema de comentários. O registro é feito nos termos da Lei 12.965/2014, e os dados poderão ser fornecidos a autoridades públicas, na forma da Lei, quando for necessária a identificação do autor de um comentário.
Serão vetados comentários que:
- Não tratem do assunto objeto da reportagem em que foi postado;
- Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
- Divulguem links e contas de redes sociais;
- Divulguem Banners publicitários;
- Ofereçam qualquer tipo de produto para venda, procurar anunciantes e patrocinadores;
- Veiculem material pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
- Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
- Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
- Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
- Contenham páginas e arquivos criptografados ou protegidos por senhas;
- Veiculem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
- Veiculem informação relativa a pirataria de software;
- Utilizem-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilícita;
Veiculem informações sobre atividades de concursos, pirâmides, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas;
- Veiculem conteúdo ou material protegido por direitos autorais, sem autorização do autor ou de seu representante.
- Veiculem fotos ou vídeos sem autorização dos fotografados.
- Responsabilidades e Não-Licença
- Os textos, fotografia, imagens, logomarcas nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização do Portal Rondoniaovivo.com. Em hipótese alguma o assinante adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.
No caso de utilização indevida das informações constantes nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com ou dos comentários, o assinante assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.
Se for descumprida quaisquer das regras expostas neste Termo de Uso ou for verificado o exercício de qualquer conduta ilegal, o comentário será excluído do Portal Rondoniaovivo.com.
A infração às regras deste Termo de Uso pode ensejar, a critério exclusivo do Portal Rondoniaovivo.com, a moderação permanente dos comentários do assinante e/ou à exclusão do usuário após comunicação prévia.
A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Portal Rondoniaovivo.com poderá cancelar o Seção de Comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos assinantes e/ou a terceiros.
Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!