TCU condena ex-bolsista do CNPq por não retornar ao Brasil

TCU condena ex-bolsista do CNPq por não retornar ao Brasil

TCU condena ex-bolsista do CNPq por não retornar ao Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou a ex-bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Ivone do Carmo Lauria a devolver o valor atualizado de R$ 294.908,61 aos cofres do CNPq.
 
Ivone Lauria, após o término da bolsa de estudos para cursar doutorado em Bruxelas, Bélgica, não cumpriu com a contrapartida de retornar ao Brasil para difundir os conhecimentos adquiridos. A ex-bolsista alegou que ministrou cursos e palestras no Brasil e também participa de projetos científicos em universidades brasileiras. Entretanto, de acordo com os documentos apresentados, contatou-se que ela ministrou apenas um único minicurso no Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte em setembro de 2007, com carga horária de 12 horas, não havendo prova da realização de qualquer outra atividade voltada a difundir os conhecimentos adquiridos no exterior.
 
O TCU reiterou ao CNPq recomendação contida em dois outros acórdãos no sentido de criar políticas que incentivem a contratação temporária de bolsistas recém-egressos de universidades estrangeiras, por instituições de ensino e pesquisa, por empresas públicas, sociedades de economia mista e até mesmo por empresas privadas que estejam localizadas em regiões carentes de competência técnica e científica.
 
O Tribunal também encaminhou cópia da decisão à Procuradoria da República no Estado de Minas Gerais para adoção das providências cabíveis. O relator do processo foi o ministro Raimundo Carreiro. Cabe recurso da decisão.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS