MANIFESTO FUTEBOL – BAND X GLOBO - Quando o duelo de Tvs acaba com o telespectador – Por Filipe Jéferson

Sabemos também que por ser uma emissora carioca a GLOBO tenta de todas as formas levantar ou alavancar o futebol daquele estado, que já foi tão bonito e que hoje em dia mais parece uma brincadeira de criança, com clubes desorganizados e com péssimos resul

MANIFESTO FUTEBOL – BAND X GLOBO - Quando o duelo de Tvs acaba com o telespectador – Por Filipe Jéferson

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 
Neste domingo, dia 20 de setembro, como tantos outros eu me preparava para assistir a mais uma rodada do campeonato brasileiro de futebol na expectativa de ver meu time se tornar líder do referido campeonato, fugindo a esta questão sobre o futebol, venho através deste salientar o sentimento de enganação que fui submetido pelas duas emissoras de televisão que transmite o Brasileirão de futebol.
 
Como é sabido de todos a GLOBO tem os direitos de transmissão de todos os campeonatos de futebol do país desde o Brasileiro ao Rondoniense, entretanto a mesma vende direitos de imagem a algumas emissoras para “compartilhar” a transmissão dos campeonatos e quem sabe com isso tornar mais democrática a forma de exibição do esporte no país.
 
Sabemos também que por ser uma emissora carioca a GLOBO tenta de todas as formas levantar ou alavancar o futebol daquele estado, que já foi tão bonito e que hoje em dia mais parece uma brincadeira de criança, com clubes desorganizados e com péssimos resultados em diversos campeonatos disputados no Brasil e América do Sul, se valendo disso e também do fato de deter os direitos EXCLUSIVOS DE TRASMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO, a GLOBO nos fere e na maioria das vezes em sua programação futebolística nos obriga a assistir clássicos como Fluminense e Barueri ou Botafogo e XV de Piracicaba.
 
Voltando ao assunto de transmissão e distribuição a GLOBO vende partes desses direitos a BAND emissora que vem sempre com programação do futebol paulista que há muitos anos vem mostrando mais profissionalismo e competitividade (vide que são Paulo tem 6 clubes na primeira divisão do campeonato brasileiro e o Rio de janeiro 3).
 
No inicio do ano a BAND transmitiu com louvor e muita qualidade o campeonato paulista, dando um banho de profissionalismo e bom gosto ao mostrarem clássicos como Corinthians e Santos ou Palmeiras e São Paulo, a GLOBO mostrava o campeonato carioca, dando a entender que o futebol no Brasil em especial a sua transmissão estavam democratizados, ou seja, quem queria ver o paulista de futebol assistia à BAND e quem queria ver o carioca assistia a GLOBO.
 
O campeonato brasileiro seguiu o mesmo critério até que a GLOBO percebeu que em alguns estados a BAND vinha crescendo em IBOPE e ameaçando a GLOBO e foi quando a emissora carioca obrigou a BAND a transmitir jogos de times cariocas.
 
Pois bem, há duas semanas somos obrigados a assistir jogos na TV aberta de times do Rio de Janeiro, ficando apenas na expectativa de ver no “show do intervalo” os resultados que interessam a outras torcidas de outros estados. Entretanto nos últimos dias mais precisamente de quinta-feira até hoje, pensei que as coisas tinham voltando ao normal que a GLOBO tivesse tido um pouco de bom senso e liberado a BAND para transmitir jogos de times de São Paulo.
 
Como as 16:00h apenas o São Paulo e o Santo André se enfrentariam a BAND vinha anunciando esse jogo em sua grade de transmissões, eu como torcedor fui para minha casa e liguei a TV, esperando o jogo começar, a GLOBO transmitiria o jogo Fluminense e Grêmio, as 15:00, quando mudo o canal para a BAND a emissora sai do ar, apenas a GLOBO transmite o jogo sem opção tive que assistir tal mazela para ter informações do jogo que me interessava.
 
O relógio já marcava 17:00h, os jogos já haviam terminado, eu como bom ser humano saí trocando de canal pelo controle remoto, vi que BAND continuava fora do ar, mais como “bicho” inquieto que sou, 10 minutos depois volto a futricar no controle remoto e para meu espanto a BAND tinha voltado com sua programação normal, já exibindo o programa terceiro tempo.
 
Agora me pergunto será que o fato da BAND ter saído do ar justamente no horário (e durante) do jogo foi uma mera coincidência da vida, ou algo de muito sujo ocorreu e mais uma vez , os interesses exclusos de uma emissora foi maior que a do telespectador?
 
A tempo que sou obrigado a ver uma programação horrível na TV aberta, programas sensacionalistas na sua maioria ou programas que em seus quadros fazem cópias de outros programas de outras emissoras. Chega de Big Brothre's, No limites, Geral do Brasil e outros programas que não têm o mínimo de cultura ou ensinamento possível. Agora até no futebol um caso de amor que nós brasileiros temos, a ganância esta presente, é triste mais somos reféns de uma TV aberta que na maioria das vezes e feita para entreter pessoas ignorantes e que não tenham o mínimo de instrução, ou seja o brasileiro esta sendo confrontado a ser tratado como isso como verdadeiros idiotas alienados a programas sem o mínimo de cultura (coisa que não somos).
 
E o episodio que eu citei (sobre o futebol) é um exemplo claro de que somos desrespeitados no nosso âmbito de direito de escolher o que ver e o que fazer, me senti obrigado a ver um jogo que não queria mais me calei diante disto por que infelizmente não me sujeito a pagar uma TV a cabo para ter coisa mais útil para assistir.
 
Agora fica a pergunta no ar. Será que o que ocorreu hoje com a BAND foi mera coincidência ou foi apenas mais uma forma de dizer que o povo brasileiro não tem direito de escolher e sim o direito de aceitar e engolir o que lhe é mostrado para assistir?
 
Abrir o olho e começar a boicotar essas coisas seria um bom inicio para garantirmos uma programação saudável e sem “besteiróis” que apenas contribuem para queimar nossa inteligência que nos foi dado e aprimorado desde a época dos macacos.
 
 
 
 
Filipe Jéferson – Acadêmico do Curso de Informática da Universidade Federal de Rondônia.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS