Lula assina pacto para avanço social em Rondônia e mais oito estados na próxima 2ª

Lula assina pacto para avanço social em Rondônia e mais oito estados na próxima 2ª

Lula assina pacto para avanço social em Rondônia e mais oito estados na próxima 2ª

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina, na próxima segunda-feira, o "Compromisso Mais Amazônia pela Cidadania" com os governadores da Amazônia Legal. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Relações Institucionais, o objetivo é promover melhorias nas condições de vida da população da região amazônica e diminuir as desigualdades sociais. O pacto é articulado por seis ministérios - Relações Institucionais, Casa Civil, Educação, Saúde, Desenvolvimento Agrário e Secretaria Especial dos Direitos Humanos - com os governos estaduais e municipais. Ele estipula metas de avanços sociais na região, como a redução do analfabetismo e da mortalidade infantil.

Para facilitar o acesso da população amazônica aos serviços públicos, por exemplo, está prevista a erradicação do sub-registro civil de nascimento. De acordo com informações da secretaria de Relações Institucionais, na região, pouco mais de 17% dos nascidos não recebem o devido registro civil, o que é o mais alto índice dentre todas as regiões brasileiras.

O pacto também prevê um acordo com os Estados para reduzir em 5% ao ano a taxa de mortalidade infantil e neonatal, por meio de ações integradas entre o ministério da Saúde e as secretarias estaduais para a ampliação do atendimento e qualificação dos profissionais. Outra meta prevista no acordo é a redução do analfabetismo. A ideia é estender a oferta de cursos de alfabetização de jovens e adultos a mais de 980 mil pessoas.

O presidente Lula ainda anunciará, com atuação conjunta com os Estados, a política de regularização de glebas federais e terras estaduais nos 436 municípios com terras federais não destinadas pela União. Segundo a secretaria de Relações Institucionais, ainda este ano, 90 mil posses terão sua situação fundiária regularizada. O compromisso será assinado pelos governadores dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, que compõem a chamada "Amazônia Legal".

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS