BIOCOMBUSTÍVEIS - Embrapa participa de seminário na Colômbia

BIOCOMBUSTÍVEIS - Embrapa participa de seminário na Colômbia

BIOCOMBUSTÍVEIS - Embrapa participa de seminário na Colômbia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com objetivo de compartilhar experiências relacionadas a novas tecnologias e matérias primas para produção de biocombustiveis, será realizado na Cidade de Cali, na Colômbia, de 28 a 30 de abril o IV Seminário Latinoamericano e do Caribe de Biocombustiveis.

Participam do evento técnicos de Ministérios e Secretarias de Energia e Agricultura da América Latina e do Caribe, representantes de empresas públicas e privadas relacionadas com o tema energia, agricultura e meio ambiente e cientistas de institutos de pesquisa e universidades. Do Brasil, estarão presentes os Ministérios de Minas e Energia e de Ciência e Tecnologia, Embrapa, Petrobras, Universidade Federal Fluminense e o Centro de Tecnologia do Bioetanol.

Com o tema “tecnologias de segunda e terceira geração para produção de etanol e biodiesel” a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária será uma das instituições palestrantes no evento. Tecnologias avançadas na produção de etanol e biodiesel incluindo as rotas termoquímica e bioquímica para a produção desses combustíveis a partir de lignocelulose serão os temas enfatizados, diz a pesquisadora da Embrapa Agroenergia, Cristina Machado que ministrará a palestra, no primeiro dia do seminário.

“Os biocombustíveis elaborados de biomassa lignocelulósica geram baixas emissões de gases de efeito estufa, reduzindo impactos ambientais”, salienta Cristina Machado. Em uma perspectiva de médio e longo prazos, será estratégico para o Brasil produzir etanol a partir de biomassa lignocelulósica, intenção expressa no Plano Nacional de Agroenergia 2006-2011. O uso desta biomassa diminuirá consideravelmente a competição pelo uso da terra para produção de alimentos, ao mesmo tempo em que constitui matéria-prima mais barata que aquelas empregadas para este propósito.

A pesquisadora também apresentará os trabalhos desenvolvidos pela Empresa em relação a energias renováveis a partir da biomassa. A Empresa desenvolve um portfólio de projetos executados em grandes redes visando à viabilidade de soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável e equitativo da agroenergia do Brasil. Com a criação da Embrapa Agroenergia, em 2006, por diretriz do Plano Nacional de Agroenergia, houve um incremento das pesquisas com este tema.

O País foi sede da primeira edição do Seminário Latinoamericano e do Caribe de Biocombustiveis que, nos outros anos ocorreu em São Salvador (El Salvador) e em Santo Domingo (República Dominicana). O seminário tem por objetivo dar conhecimento às novas tecnologias comprovadas para produção de biocombutíveis e os avanços em projetos que utilizam a biomassa alternativa. Além disso, propiciar e analisar discussões de estratégias para desenvolvimento de programas e projetos que considerem a utilização de novas tecnologias. Incentivar a geração de novos projetos e associações estratégicas entre setores públicos e privados, para desenvolvimento de novos projetos de investigação e aplicação de tecnologias de segunda geração para produção de biocombustíveis.

 São realizadores do Seminário a Organização Latinoamericana de Energía (OLADE), o Organismo das Nações Unidade para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o Ministério de Minas e Energia da Colombia. O evento conta com apoio técnico do Ministério de Minas e Energia do Brasil.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS