Embrapa promove reunião em prol da cultura do dendê

Embrapa promove reunião em prol da cultura do dendê

Embrapa promove reunião em prol da cultura do dendê

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na terça-feira, 31, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária Abastecimento, em Brasília, será realizada Reunião Técnica de Planejamento da Programação de Dendê na Embrapa – Óleos e Produtos da Bioenergia para o Brasil.

Promovido pela Embrapa Agroenergia, o evento tem objetivo de apresentar diagnóstico sobre a dendeicultura no Brasil, estabelecendo a situação atual e suas potencialidades, de forma a constituir bases para a elaboração de um programa de apoio aos investimentos na atividade agroindustrial e comercial, com ênfase para produção de óleos e produtos da bionergia.

Pela manhã, será discutida a visão do negócio desta palmeira para o Brasil, de acordo com a percepção de Políticas Públicas, demandas e ações em programas e projetos. Participam deste debate representantes da Casa Civil e dos Ministérios da Agricultura, Ciência e Tecnologia, Minas Energia, Desenvolvimento Agrário e  Meio Ambiente, da Ceplac, juntamente com a Diretoria-Executiva da Embrapa e Chefias de unidades.

Já no período da tarde, a reunião será destinada para a equipe da Embrapa, formada pelas unidades descentralizadas da Amazônia Ocidental (AM), Amazônia Oriental (PA), Recursos Genéticos e Biotecnológicos (DF) e Agroenergia (DF) e unidades centrais. “No âmbito das discussões internas, serão revistos a organização e evolução de programas, projetos, resultados e impactos, com visão de negócio de base tecnológica, visando oportunidades e desafios para a empresa”, afirma o Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães.

De acordo com Durães são grandes as expectativas em relação a este evento. A definição do Grupo Gestor de Programa Dendê na Embrapa (2009-2011) e mecanismos de gestão de ações é uma delas. Além do documento com diretrizes balizadoras para dendê na Embrapa, com demandas públicas e privadas da expansão do óleo de palma no Brasil.

Atualmente, a Embrapa realiza pesquisas com melhoramento genético, manejo de solo, nutrição de plantas e coleção de germoplasma de Dendê, de origem Africana, e caiaué, de origem Americana e seus híbridos. Produz, também, sementes comerciais de Dendê, desde 1992, resistentes a Fusariose. A produção de sementes de dendê na Embrapa é da ordem de 2 milhões de unidades ao ano. O potencial de produção imediato da Estação chega a 4 milhões de sementes ao ano, podendo nos próximos anos  - com o avanço do Programa de Melhoramento – alcançar a marca de 8 milhões, suficientes para a implantação de 40 mil hectares de dendezais anualmente na região Amazônica.

Conforme Durães, apesar do volume de conhecimento, tecnologias, produtos e serviços disponíveis e a vivência empresarial de mais de três décadas para apoiar o cultivo desta oleaginosa, o Brasil não tem conseguido lograr um avanço estável e progressivamente crescente da área plantada. “Este foi objetivo de realizar esta reunião técnica, visando rever e propor um plano estratégico de desenvolvimento sustentável para a cultura no Brasil”, conclui Frederico Durães.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS