Minuta de edital para o primeiro leilão de linhas de Transmissão de 2009 está em audiência pública

Minuta de edital para o primeiro leilão de linhas de Transmissão de 2009 está em audiência pública

Minuta de edital para o primeiro leilão de linhas de Transmissão de 2009 está em audiência pública

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Neste semestre, serão licitadas 18 novas linhas em 10 estados

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (17/02) a instauração de Audiência Pública documental para obter contribuições à proposta de edital do primeiro leilão de linhas de transmissão de 2009 (Leilão nº 001/2009). A licitação visa à concessão de 18 novas linhas de transmissão e nove subestações, divididas em 11 lotes. Os empreendimentos, previstos no planejamento do Governo Federal, representam o acréscimo 2.338,2 quilômetros à Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). As novas linhas passarão pelos estados de RS, MT, RO, AC, PB, AL, RN, SP, PR e GO. O leilão será realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, em sessão pública conduzida pela BM&F Bovespa em data a ser definida.

Confira aquios lotes e os empreendimentos ofertados.

Os documentos relativos à proposta estarão disponíveis a partir de amanhã (18/02) no perfil "A Aneel", no link Audiências/Consultas/Fórum/Audiências ano 2009 do endereço eletrônico  www.aneel.gov.br. As contribuições poderão ser enviadas até o dia 04 de março para o e-mail ap007_2009@aneel.gov.br. As sugestões também serão recebidas pelo fax nº (61) 2192.8839 ou pelo correio para o endereço SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral da Aneel, CEP 70.830-030, Brasília-DF.

Regras – A minuta do edital em audiência pública apresenta mudanças em relação às licitações anteriores. Por exemplo, as que tratam da sistemática da licitação na qual foram inseridas a possibilidade de a inscrição e o aporte da garantia de proposta serem realizados via Internet. Outra sugestão na minuta trata da redução do percentual estimado do investimento para determinar o valor da garantia de fiel cumprimento, cuja proposta estabelece que o valor seja de 5% do investimento total estimado para o empreendimento e não mais 10%, como nos leilões anteriores.

A partir deste leilão, segundo a proposta apresentada, as penalidades, sanções e responsabilização da proponente vencedora na ocorrência de inadimplência entre o período do certame até a assinatura do Contrato de Concessão estarão explícitas no edital. Nos leilões anteriores, o edital determinava a aplicação dessas regras de acordo com a Lei 8.666/93, a Lei de Licitações. Essa medida possibilitará à Aneel, por exemplo, executar a garantia de proposta da proponente se a vencedora deixar de ratificar sua proposta, não apresentar os documentos para habilitação ou os documentos necessários para receber a outorga de concessão no prazo e nas formas definidas pelo edital ou ainda deixar de apresentar a garantia de fiel cumprimento.

Neste leilão novamente será aplicada a inversão de fases, que consiste na habilitação jurídica, técnica, econômico-financeira e fiscal após a realização do leilão. Na fase que antecede o certame, serão exigidos apenas os documentos de inscrição e a confirmação da participação das interessadas por meio do depósito das garantias financeiras exigidas no processo.

A construção das instalações deverá ser concluída em prazos que variam entre 20 e 24 meses, a partir da assinatura dos contratos de concessão com duração de 30 anos que visam a instalação, operação e manutenção dos empreendimentos. Os investimentos totais são estimados, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em R$ 1,825 bilhões.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS