Crise financeira não deve prejudicar Fundo Amazônia, diz Minc

Coréia do Sul, Japão e Suécia têm interesse em contribuir, diz ministro. Alemanha e Suíça aguardam a primeira reunião do conselho do fundo.

Crise financeira não deve prejudicar Fundo Amazônia, diz Minc

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, dise nesta segunda-feira (13) que a crise internacional não deverá afetar a captação de recursos para o Fundo Amazônia. Ele disse ainda que Coréia do Sul, Japão e Suécia demonstraram interesse em participar do fundo. "Não há nenhuma manifestação de recuo por parte dos interessados", disse Minc no III Fórum Internacional de Meio Ambiente Brasil-Japão. O país asíatico pode contribuir com teconologia e recursos, mas valores ainda não foram mencionados.
De acordo com Minc, Alemanha e Suíça, que no dia do lançamento do fundo foram cotados como países interessados em capitalizar o novo instrumento, aguardam a primeira reunião do conselho do fundo, que acontecerá no dia 24, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. Somente após essa reunião poderá haver manifestações sobre possíveis doações.
 
Por enquanto, a Noruega foi o único país a contribuir para o fundo (US$ 140 milhões). "A prioridade (para aplicação dos recursos) para o primeiro ano será definida no dia 24. Acho que outros países estão nesta expectativa", ressaltou Minc, confirmando que a expectativa do governo é captar US$ 1 bilhão no primeiro ano de vigência do fundo.
 
O ministro explicou que uma das sugestões de nações interessadas em participar do fundo é de construção de um site que informe a destinação dos recursos e os resultados obtidos. Segundo ele, essa recomendação será atendida e, em breve, o site será criado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS