RUBÉOLA - Balanço parcial aponta que campanha já vacinou mais de 36 milhões de pessoas

RUBÉOLA - Balanço parcial aponta que campanha já vacinou mais de 36 milhões de pessoas

RUBÉOLA - Balanço parcial aponta que campanha já vacinou mais de 36 milhões de pessoas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Balanço parcial indica cobertura de 51,98% de vacinação contra a rubéola. Mulheres continuam se vacinando mais do que os homens

 Um novo balanço parcial da campanha contra a rubéola mostra que mais de 36,3 milhões de brasileiros procuraram os postos para se proteger desde o dia 9 de agosto, quando a campanha foi lançada, até o final da tarde desta sexta-feira (29). Isso representa cobertura de 51,98% do total de pessoas que devem tomar a vacina. A campanha se estende até 12 de setembro e terá grande mobilização no sábado, dia 30 de agosto, em todo o país. Cerca de 220 mil pessoas, entre voluntários e servidores da saúde, vão atender a população em 70 mil postos de vacinação, que ficarão abertos ao longo de todo o sábado. 

As mulheres continuam mais participativas. Foram vacinadas 20,2 milhões de mulheres, o corresponde a 57,14% de cobertura para o sexo feminino. Entre os homens, há menos adesão – 16,2 milhões tomaram a vacina, ou 46,72% do total .

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reforça o chamado para população masculina. “Eles têm de procurar os postos e contribuir para a eliminação dessa doença. A vacina está na rede pública, basta tomar”, diz o ministro.   No ano passado, 70% dos casos da doença ocorreram entre homens. O reforço da vacinação no sexo masculino é necessário para bloquear a circulação dos vírus, uma vez que os homens contaminados acabam transmitindo a doença às suas parceiras. Em mulheres grávidas, a rubéola pode causar malformação congênita no feto, provocando cegueira, surdez, retardo mental ou problemas cardíacos no bebê.

ESTADOS E REGIÕES - A avaliação por região mostra percentuais de cobertura de 57,19% no Nordeste, 55,18% no Sul, 49,9% no Sudeste, 48,58% no Centro-Oeste e de 43,46% no Norte. Por estado, o balanço aponta Santa Catarina na liderança (71,26%), seguido de Alagoas (67,47%) e Sergipe (65,46%). As menores coberturas estão nos estados do Amapá (34,53%), Roraima (37,31%) e Amazonas (38,50%).

Os estados que mais vacinaram mulheres foram Santa Catarina (74,20%) e Alagoas (73,44%). Estes estados também vacinaram mais pessoas do sexo masculino – 68,33% e 61,19%, respectivamente.

Por faixa etária, o percentual de pessoas com idade entre 12 e 19 anos procuram mais pelos postos do que os adultos. Desde o início da campanha, no dia 9 de agosto, 69,43% do total de 6,7 milhões adolescentes e jovens já estão imunizados. Essa faixa está sendo vacinada apenas nos estados do Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais.  

Quanto à faixa dos 20 aos 39 anos, que corresponde a mais de 63 milhões de pessoas, o balanço parcial aponta 49,2% de cobertura para esse grupo – quase 32 milhões de vacinados.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS