RIBERALTA - O presidente da Venezuela, coronel Hugo Chaves chega a Porto Velho (RO) às 23hs desta quinta-feira (17), na Base Aérea da capital. Chaves está em viagem para Riberalta (BO), onde participará juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Bolívia, Evo Morales, de uma reunião para a assinatura de uma declaração conjunta de compromisso de apoiar o desenvolvimento e a proteção do equilíbrio ecológico da Amazônia.
Após passar a noite em Rondônia, o presidente venezuelano deve embarcar logo pela manhã para o município boliviano, distante 100 km da cidade fronteiriça de Guajará Mirim (RO).
EMPRÉSTIMO
o presidente Lula irá assinar um convênio de empréstimo de US$ 230 milhões para a construção e asfaltamento de uma estrada que ligará os estados bolivianos (departamentos) de Beni e Pando com o de La Paz e deverá dar início a mais uma ligação terrestre pavimentada ao Pacífico, desta vez, com saída de território brasileiro através do estado de Rondônia.
A construção desta nova rota de 508 quilômetros, de Riberalta a Rurrenabaque, faz parte do denominado Corredor Norte, que irá integrar o Norte do Brasil com os portos do Peru e Chile. A rodovia irá passar pelos altiplanos bolivianos, numa região de grande produção agrícola e de criação de gado. A construção deve gerar 15.000 empregos diretos e 45 mil indiretos.