Acre - Exportação de carne derrubará preços no AC

Acre - Exportação de carne derrubará preços no AC

Acre - Exportação de carne derrubará preços no AC

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O apoio do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Rio Grande do Sul (Sicadergs) à importação de carne com osso do Acre e de outros Estados é um passo para a recuperação da renda do produtor acreano, e, a longo prazo, deverá reduzir o preço da carne no Estado. A expectativa é da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac). *O presidente da Faeac, Assuero Veronez, disse que o Rio Grande do Sul sempre teve um mercado fechado em relação à pecuária. Com a abertura, os produtores que hoje são sub-remunerados com o mercado local poderão acessar um novo mercado e dinamizar o ritmo de produção. Com o tempo, a exportação tende a se tornar o filão principal, e os preços locais caem. *“Já estava na hora de acontecer algo assim. O que acontece hoje é que o produtor está com uma perda de renda brutal. O preço da arroba praticado atualmente é o mesmo de cinco anos atrás enquanto que, no País, a pecuária cresceu 12% em volume e 30% em movimentação. O produtor está sendo penalizando enquanto a indústria frigorífica cresce”, reclama. *Os dias de “vacas magras”, porém, parecem se aproximar do fim. Além de recomendar a importação de carne com osso do Acre, os produtores gaúchos querem negociar com os de Rondônia e Santa Catarina, tudo dentro da legislação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). *De acordo com o Sicadergs, se a medida não for tomada, o Rio Grande do Sul pode passar por um desabastecimento, com a conseqüente explosão de preços no mercado interno. *“Fomos parceiros na montagem da Portaria 200, porque, na época, a situação dos focos de aftosa no Paraná e em Mato Grosso do Sul eram nebulosas. Atualmente, o quadro mudou, não se justificando mais tecnicamente a posição do Estado”, explica o presidente da instituição, Ronei Lauxen. *A Instrução Normativa 82, do Mapa, permite a entrada no Rio Grande do Sul de carne com osso de Rondônia, Acre, Santa Catarina e dois municípios do Amazonas. A Portaria 200, da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, no entanto, ainda impede a entrada do produto, independentemente, da origem.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS