Dois estabelecimentos comerciais na Zona Leste foram autuados por crime de poluição sonora e outros dois foram interditados por ausência de licença ambiental para o uso de sistemas de som. A ação ocorreu nesta sexta-feira (25), coordenada pela Gerência de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Segundo o fiscal Murilo Cirino, responsável pela blitz, a ação se concentrou na Avenida Autaz Mirim, próximo ao Shopping Grande Circular, pela grande concentração de comércios que usam de sistemas sonoros para fazer publicidade e pelo grande número de ocorrências de poluição sonora constatado no local.
Não é a primeira vez neste ano que lojas e comércios do local são autuados ou interditados por ocorrências deste tipo. Segundo Murilo, no último dia 18, uma das lojas da Ultra Móveis foi flagrada por poluição sonora e por ausência de licença ambiental.
Licenciamento para bandas de carnaval
Conforme dados da Coordenadoria de Qualidade e Controle Ambiental (CQCA) da Semma, o número de pedidos de licenciamento ambiental provisório para bandas de carnaval tem aumentado. Neste ano, foram registrados 538 processos de licenciamento provisório, contra 46 do ano passado e 54 de 2006.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Valente, diz que o grande aumento é resultado das constantes ações de fiscalização realizadas pela Prefeitura de Manaus em várias zonas da cidade. “Qualquer estabelecimento flagrado cometendo crime de poluição sonora será autuado ou mesmo interditado”, afirma a secretária.
RC
Fonte: Semma - RC