O ex-governador do Acre, Joaquim Falcão Macedo, de 79 anos, morreu ontem, às 14h30, desta quarta-feira, na Unidade de Tratamento Intensivo da Fundação Hospitalar do Acre, vítima de traumatismo cranioencefálico e insuficiência de múltipla dos órgãos.
O governador Jorge Viana, sobrinho de Macedo, decretou luto oficial no Estado por três dias.
*Macedo sofreu um acidente de trânsito quando caminhava no calçadão da Gameleira, na tarde de terça-feira, e teve o crânio fraturado. Ele foi encaminhado inicialmente à UTI do hospital Santa Juliana, onde foi submetido a uma cirurgia no cérebro.
A situação se complicou e, após uma crise renal, os médicos optaram por removê-lo à UTI da Fundhacre, onde passou por uma hemodiálise.
*À tarde, a crise renal e a fratura no crânio tinham levado Macedo a um estado de coma. No final da noite de quarta-feira, os médicos constaram sua morte cerebral.
De hábitos simples, Falcão costumava caminhar pelas ruas da cidade como se dava a um cidadão do povo, mesmo ocupando o cargo mais alto do Estado. Esse hábito foi mantido ainda aos 79 anos: como fazia todos os dias há dez anos, Macedo saiu de casa para passear no calçadão da Gameleira, onde sofreu o acidentado.
*"O Acre perdeu um homem muito generoso, muito popular e muito humilde", resumiu José Fernandes do Rêgo, mais um entre tantos amigos construídos em uma trajetória de amor e dedicação ao povo acreano.
*"Estamos muito tristes pela perda do tio Joaquim, que foi um grande homem, um grande político e era um fiscal do bem no nosso governo, nas nossas ações. Seu último discurso foi há uma semana durante uma homenagem ao seu pai em Plácido de Castro, e ele disse estar muito orgulhoso do momento que estamos vivendo", disse o governador Jorge Viana ao falar sobre o assunto.
*"Ele entrou e saiu pobre do governo do Estado, criou todos os filhos com simplicidade e sempre honrou a democracia", disse Viana.
*Por causa da morte de Macedo, Jorge Viana suspendeu toda a sua agenda de compromissos de ontem e de hoje.
*O candidato da Frente Popular ao governo, Binho Marques, que realizaria seu último comício na noite de ontem, que seria realizado na Praça da Bandeira, foi suspenso em solidariedade à família.