Moto Taxi poderá ser regulado pelo Contran

Moto Taxi poderá ser regulado pelo Contran

Moto Taxi poderá ser regulado pelo Contran

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) poderá ter a atribuição de regular o transporte de passageiros e cargas por motocicletas e veículos similares. Projeto com esse objetivo, de autoria da senadora Fátima Cleide, foi aprovado nesta quinta-feira (1), na forma de substitutivo, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O texto segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa. *Segundo a autora do PLS 353/03, o uso de motocicletas para transportar pessoas multiplicou-se nas cidades brasileiras e a atividade é regulamentada pelas prefeituras municipais ou exercida de forma clandestina. *?A intenção é retirar a responsabilidade do âmbito das prefeituras, que são pressionadas por taxistas, moto-taxistas e empresas de transporte público. Essas pressões nem sempre atendem de forma eficaz ao consumidor? disse Fátima Cleide. *A proposta, explicou a senadora, além de permitir que motos realizem o serviço de transporte público de passageiros, determina que o Contran defina quais os tipos de veículos que podem ser utilizados na prestação desse serviço. *O relatório do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), lido pelo senador Augusto Botelho (PDT-RR), destaca que os projetos visam preencher a lacuna deixada pelo Poder Executivo em relação à fixação das condições técnicas e de segurança que devem prevalecer na prestação dos serviços de transporte urbano por meio de motocicletas. Botelho disse que o projeto apresenta uma preocupação social, ao determinar que o Contran regule a atividade de motoboys, que ele definiu como "grave e necessária". *O senador Marcelo Crivella (PL-RJ), autor de projeto (PLS 108/04) que tramitou em conjunto com a proposta de Fátima Cleide, por tratar da mesma questão, afirmou que centenas de milhares de brasileiros trabalham como motoboys no país e que a indústria de motocicletas está "a pleno vapor", o que exige normatização do tema. *?Todos os dias acontecem dez acidentes com danos e dois com mortes envolvendo motociclistas, segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo; e acontece principalmente quando eles trafegam entre os carros. Está morrendo muito jovem nas capitais, eles andam sem equipamento próprio e em muita velocidade para entregar encomendas?, observou Crivella.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS