*Nesta semana o Governo do Amazonas, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) está oferecendo uma capacitação destinada a professores da rede pública que trabalham com o ensino direcionado a estudantes deficientes visuais.
*Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e assessorada pela União Brasileira de Cegos (UBC), o curso “Sistema braille integrado” e “Código matemático unificado” terá carga horária de 120 horas e está sendo aplicado a 30 professores dos Municípios de Manaus, Careiro Castanho, Iranduba, Novo Aripuanã, Lábrea, Maués, Tefé, Caapiranga, Coari, Tonantins, Boa Vista do Ramos, Pauiní, Itapiranga, Manacapuru, Humaitá, Itapiranga, Rio Preto da Eva e Silves.
*No curso, os participantes assimilarão ou aperfeiçoarão técnicas de leitura em linguagem braille, de modo a facilitar o ensino dos estudantes com perda total ou parcial da visão. Na oportunidade, eles observarão e discutirão tópicos legislativos referentes às diretrizes nacionais para a educação especial no ensino básico.
*De acordo com a especialista em deficiência visual e coordenadora da capacitação, professora Rita de Cássia Souza, a formação vai facilitar a inclusão social dos estudantes deficientes visuais atendidos pela rede pública do Amazonas. “Nos Estados onde a capacitação foi aplicada, os professores assimilaram com sucesso as técnicas, facilitando assim a aprendizagem dos estudantes”, comentou.
*A professora destacou a importância do curso, mencionando que a possibilidade da leitura facilita imensamente o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual. “Por meio da leitura, a pessoa passa a ter acesso a outras realidades, tornando-se assim, pessoas mais felizes”, apontou Rita de Cássia Souza.
*Conforme a gerente de atendimento educacional específico da Seduc, Hortência Macedo, o curso oferecido nesta semana faz parte das ações de formação do magistério desenvolvidas rotineiramente pela Seduc.