Mais de 30 mil pessoas assistiram ontem (21) à noite o concerto de abertura do 10º Festival Amazonas de Ópera (FAO) no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.
*Foi um espetáculo comemorativo aos dez anos de aniversário, que relembrou os nove anos de programação passados. As óperas que fizeram sucesso nos anos anteriores marcaram a noite musical.
*Os 27 solistas que participam no concerto cantaram trechos de 19 óperas, com a orquestra Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas.
*Foram peças românticas, finais, árias e solos de compositores clássicos, de Mozart a Verdi, passando por Puccini, Rossini e o brasileiro Antônio Carlos Gomes.
*A sacada do Teatro Amazonas foi usada como palco principal da abertura, que teve a regência dos maestros Luiz Fernando Malheiro e Marcelo de Jesus. Malheiro também fez o papel de apresentador. Antes de cada apresentação, o maestro fez breves históricos durante a retrospectiva musical. Para apreciação do público presente foram instalados oito telões em locais estratégicos da praça. Cada música apresentada contou com legendas em português.
*A primeira ópera foi a conhecida ‘Carmen’, de Georges Bizet, que esteve na primeira edição do festival, em 1997. ‘La Traviata’, de Giuseppe Verdi, foi a outra cantada e que esteve no primeiro ano do festival.
*Representando a segunda edição foi ‘O Barbeiro de Sevilha’, de Gioacchino Rossini, - que também foi encenada na nona edição - e ‘Tosca’, de Giacomo Puccini.
*‘Madama Butterfly’, de Puccini, que voltou a ter como intérprete a carioca Eliane Coelho e seu marido Juremir Vieira, e ‘O Elixir do Amor’, de Gaetano Donizetti, apresentada no anfiteatro da Ponta Negra, foram assistidas em 1999.
*A industriária Sandra Maia, 23, disse que assistia pela primeira vez o festival. Ela ficou sabendo da programação pela televisão e disse que estava gostando do espetáculo.
*“Aqui tudo é muito bonito e luxuoso. Estou adorando ouvir esses cantores”, disse.
*ESTRÉIA
*‘Otello’, do italiano Giuseppe Verdi (1813-1901), uma das obras mais admiradas do repertório lírico, é a primeira ópera apresentada na estréia do 10º Festival Amazonas de Ópera (FAO).
*O evento acontece neste domingo, às 19h, no Teatro Amazonas. Os valores dos ingressos variam de R$ 5 a R$ 40. Estudantes e idosos identificados pagam a metade. O telefone para mais informações é 3232-1768.