IMPORTÂNCIA: Parte da região produtora de café em RO tem desmatamento zero, diz pesquisa

Estudo utilizou dados de monitoramento feito entre 2020 e 2023; menos de 1% de área total da cafeicultura teve retirada de áreas florestais

IMPORTÂNCIA: Parte da região produtora de café em RO tem desmatamento zero, diz pesquisa

Foto: Reprodução da internet

Um estudo realizado pela Embrapa evidenciou a sustentabilidade da produção de café na região conhecida como "Matas de Rondônia".

 

Utilizando geotecnologia e imagens de satélite, o estudo revelou que sete dos 15 municípios que compõem essa área não apresentaram desmatamento entre os anos de 2020 e 2023.

 

Essa região, denominada "Matas de Rondônia" na Identificação Geográfica, abrange 15 cidades, incluindo Alta Floresta D'Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alvorada D'Oeste, Cacoal, Castanheiras, Espigão D'Oeste, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia D'Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia D'Oeste, São Felipe D'Oeste, São Miguel do Guaporé e Seringueiras.

 

Durante o monitoramento, foi constatado que menos de 1% da área total destinada à cafeicultura apresentava vestígios de desmatamento. Isso indica que mais da metade dos municípios da região estão cobertos por florestas, totalizando 2,2 milhões de hectares de vegetação nativa.

 

O estudo também ressaltou a relevância das reservas indígenas na preservação ambiental. De acordo com a Embrapa, os povos indígenas desempenham um papel fundamental na conservação de extensas áreas de florestas nativas primárias, totalizando 1,2 milhão de hectares.

 

Além disso, dos 37 mil imóveis rurais cadastrados na região das Matas de Rondônia, menos de 9 mil estão envolvidos na produção de café, sendo que 95% destes são pequenas propriedades familiares, com uma média de 3,5 hectares cultivados com café.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS