ESCOLA DO CHOCOLATE: Projeto ajuda na sustentabilidade da cultura cacaueira em Rondônia

Projeto é desenvolvido em Jaru, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

ESCOLA DO CHOCOLATE: Projeto ajuda na sustentabilidade da cultura cacaueira em Rondônia

Foto: Divulgação/IFRO

Com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável da produção de cacau em Rondônia, um grupo composto por professores, alunos, técnicos e produtores rurais elaborou o projeto denominado "Escola do Chocolate".

 

O projeto tem como sede o campus Jaru, localizado no município líder na produção de cacau no estado, pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

 

Segundo informações do IFRO, o projeto engloba diversas atividades voltadas para o cultivo, beneficiamento e processamento do cacau, com o objetivo de impulsionar a cadeia produtiva regional.

 

Escola do Chocolate faz exposição em evento - Foto: Divulgação/IFRO

 

Desenvolvimento

 

A iniciativa é estruturada em dois principais eixos: um focado em viveiros e produção de mudas, e outro voltado para o processamento do cacau.

 

No primeiro eixo, sob coordenação da professora Andreza Pereira, do campus de Ji-Paraná, são conduzidos experimentos para a produção de mudas clonais por meio de estaquia, além de pesquisas visando a utilização dos resíduos do cacau.

 

Já o segundo eixo, direcionado a atender produtores rurais, agricultores de cacau e chocolatiers locais, realiza em parceria com o Sebrae, oficinas e cursos breves sobre o processamento do chocolate, análise sensorial e classificação do cacau.

 

Segundo o IFRO, um projeto de construção de uma agroindústria para o processamento do cacau, com uma área de 745 metros quadrados, já está em fase de desenvolvimento. A instituição planeja licitar o projeto no primeiro semestre de 2024 e construí-lo no campus Jaru.

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS