MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Produção de soja e milho em Rondônia pode ser impactada por seca

Volume de produção para safra 2023/2024 está abaixo da média da anterior

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Produção de soja e milho em Rondônia pode ser impactada por seca

Foto: Site ruralpecuaria.com.br

A intensa seca, influenciada pelo fenômeno El Niño, causou impactos significativos na cadeia produtiva de diversas culturas em Rondônia. No caso específico da soja, a expectativa de safra está aquém das projeções anteriores, conforme apontam especialistas.

 

Segundo o boletim de safra de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa do volume de produção para a safra 2023/2024 está abaixo dos resultados obtidos na temporada anterior.

 

O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Rondônia, Vicente Godinho, destacou a complexidade da safra, com surpresas negativas em termos de produtividade.

 

O clima exerce uma influência significativa, sendo responsável por 30% do desempenho na produção de alimentos. Períodos prolongados de seca podem comprometer o desenvolvimento das plantas, o enchimento dos grãos, a qualidade das pastagens, entre outros aspectos.

 

Para mitigar os impactos da estiagem, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) optou por adiar o plantio da soja até o último dia 20 de janeiro. Contudo, essa decisão, segundo produtores, repercute negativamente na safrinha de milho.

 

Rondônia enfrentou uma das situações mais desafiadoras devido às elevadas temperaturas, sendo o único estado da região Norte a ter municípios classificados com seca extrema.

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS