CHOCOLATES FINOS: Governo cria lei de incentivo à produção de cacau de qualidade

Lei 5.729 estabelece diretrizes e metas para cadeia produtiva em Rondônia

CHOCOLATES FINOS: Governo cria lei de incentivo à produção de cacau de qualidade

Foto: Africa Studio/Shutterstock.com

O Governo de Rondônia oficializou uma lei que quer estimular a produção de cacau de alta qualidade no estado. A Lei 5.729, datada de 5 de janeiro de 2024, estabelece diretrizes e metas para a cadeia produtiva de cacau em Rondônia, visando atender às demandas do mercado de chocolates finos.

 

A recente legislação aborda diversos aspectos, incluindo a sustentabilidade ambiental, social e econômica, o desenvolvimento tecnológico, a valorização da diversidade cultural, ambiental, de solos e clima, a adaptação governamental às peculiaridades regionais, e a valorização do cacau, promovendo o acesso a novos mercados.

 

A lei também assegura o fornecimento de tecnologias para aprimorar a produção e industrialização do cacau, além de incentivar a formação de associações, cooperativas e entidades que reúnam produtores de alta qualidade, oferecendo suporte técnico.

 

Rondônia ganhou destaque pelo segundo ano consecutivo no "Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil - Sustentabilidade e Qualidade", promovido pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC). Os produtores Deoclides Pires da Silva, de Jaru, e Robson Tomaz, de Nova União, foram campeões em diferentes categorias no concurso de 2023, realizado em Ilhéus (BA).

 

Produtores rurais rondonienses ganharam prêmio nacional na Bahia - Divulgação/Governo de Rondônia

 

Indicação geográfica

 

Em novembro de 2023, o cacau produzido em Rondônia recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG) na categoria de Indicação de Procedência (IP), conforme registrado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

Segundo o órgão, o cacau da região possui um sabor distintivo e uma gordura de qualidade excepcional, adequada para a produção de alimentos achocolatados com diversas consistências e sabores.

 

A Associação dos Cacauicultores e Chocolateiros de Rondônia (Cacauron) protocolou o pedido de reconhecimento do produto, destacando que todos os municípios de Rondônia fazem parte da delimitação da área geográfica da Indicação Geográfica.

 

Parte da lei 5.729 sancionada recentemente - Foto: Reprodução de tela

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS