CHINA-BRASIL: RO discute cadeias de abastecimento agrícola sustentáveis

Rondônia tem realizado diversas ações para promover a produção agrícola e pecuária sustentável

CHINA-BRASIL: RO discute cadeias de abastecimento agrícola sustentáveis

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As cadeias de abastecimento agrícolas sustentáveis China-Brasil foram destaque durante o painel realizado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), no dia 6 de dezembro. O painel contou com a presença do Governo de Rondônia na discussão “Construindo colaboração para conservar as florestas amazônicas e responder aos riscos das mudanças climáticas”, cujo objetivo foi viabilizar a continuidade das parcerias comerciais para exportação de produtos ao mercado externo, incluindo o chinês.
 
Durante a apresentação realizada mediante a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) foi demonstrado como Rondônia tem realizado diversas ações para promover a produção agrícola e pecuária sustentável. Para o governador Marcos Rocha, as cadeias de abastecimento agrícola sustentáveis entre China e Brasil têm apresentado um crescimento significativo, considerando a importância econômica e ambiental dessa relação bilateral.
 
“A transparência ao longo da cadeia de fornecimento, a certificação de produtos sustentáveis e a cooperação entre os governos, empresas e sociedade civil de ambos os países, são elementos-chave para garantir que essa relação comercial seja benéfica de forma sustentável para ambas as partes e o meio ambiente. Esse é um tema que demanda um esforço conjunto, e visa  alcançar cadeias de abastecimento agrícola mais sustentáveis e responsáveis entre os dois países”, salientou Marcos Rocha.
 
Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, dentre as atividades que garantem a produção sustentável destacam-se ações intensivas de comando e controle para combate ao desmatamento ilegal em áreas privadas, desmatamento e desocupação de áreas protegidas, como Unidades de Conservação e terras indígenas, fortalecimento do Programa de Regularização Ambiental (PRA). “Para garantir o sucesso dessas ações temos utilizado recursos do Estado e órgãos externos, que apoiam o fortalecimento da assistência técnica e extensão rural para apoiar o produtor na adesão aos programas já existentes e na elaboração de novos projetos”, destacou.
 
O titular da Sedam informou que foram destinados recursos para apoiar a recuperação de áreas degradadas; criadas parcerias com instituições que apoiam a recuperação ativa de áreas de preservação; parcerias com empresas privadas que apoiam os produtores na regularização ambiental e com representações do setor produtivo; desenvolvimento de geotecnologias de compartilhamento de dados geoespaciais, para melhoria do controle e transparência do Estado, com a criação do GeoPortal.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS