CONQUISTA: Sebrae RO comemora Indicação Geográfica do Cacau de Rondônia

Segundo a documentação enviada ao INPI, o cacau de Rondônia possui sabor inconfundível e uma gordura de qualidade diferenciada para a produção de alimentos achocolatados de consistências e sabores diversos

CONQUISTA: Sebrae RO comemora Indicação Geográfica do Cacau de Rondônia

Foto: Assessoria

Nesta terça-feira, dia 14 de novembro, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) publicou na Revista da Propriedade Industrial (RPI) o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) Rondônia, para o produto CACAU EM AMÊNDOAS - na espécie INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA (IP), produzidos em uma área que contempla todos os 52 municípios de Rondônia. 
 
Responsável por contratar a consultoria AJ Lima – Estratégias em Agronegócios, que realizou todo o trabalho de levantamento das evidências para a Indicação Geográfica, o Sebrae Rondônia esteve, desde o início, à frente de todo o processo que resultou em mais essa conquista para o agronegócio, a Indicação Geográfica Rondônia Cacau. 
 
“É importante destacar que esta conquista engloba o empenho incondicional de diversos parceiros, entre eles a Cacauron, a Seagri, a Emater, a Idaron, a Embrapa, a Superintendência de Agricultura e Pecuária/MAPA, o IFRO, a Ceplac, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o Senar/Faperon, a Câmara Setorial do Cacau, a Unir, Centro de Inovação do Cacau da Bahia – CIC, e o Sebrae Nacional. Parceiros, sem os quais essa conquista não ocorreria, uma vez que a Indicação Geográfica é um instrumento de valorização territorial e depende de todos para a sua publicidade. Agora, o produtor de Cacau em Rondônia será um dos grandes beneficiários da Indicação Geográfica, tendo em vista que agregará valor a sua produção”, elencou o diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Alessandro Crispim Macedo. 
 
Segundo a documentação enviada ao INPI, o cacau de Rondônia possui sabor inconfundível e uma gordura de qualidade diferenciada para a produção de alimentos achocolatados de consistências e sabores diversos. “Os registros documentais também mostram a existência de dois apelos mercadológicos importantes relacionados ao cacau de Rondônia. O primeiro, de caráter ecológico, configura-se pelo fato de a cacauicultura demandar a preservação da floresta nativa para que se mantenha o sombreamento necessário ao cultivo do produto. O segundo é a qualidade físico-química superior do cacau cultivado na região, quando comparada, por exemplo, à África Ocidental, que é utilizada como padrão mundial de qualidade”, destacou o INPI ao divulgar o reconhecimento da Indicação Geográfica do cacau rondoniense. 
 
A iniciativa do Sebrae em Rondônia traz mais um ativo de grande relevância para potencializar a comercialização do Cacau no Estado, visto que o Registro abrange todo o território de Rondônia e favorecerá os produtores rurais que aplicarem os procedimentos de cultivo contidos no Caderno de Especificação Técnica, o principal instrumento que orientará a produção do Cacau de Origem em Rondônia. 
 
“A história da cacauicultura de Rondônia e o saber fazer arraigado dos produtores são responsáveis por atribuir as características únicas à atividade. Além disso, os fatores peculiares relacionados ao solo, microclima, modo de produção e atributos organolépticos fazem do cacau em amêndoas de Rondônia um produto único, o que contribui para sua notoriedade e consumo entre os apreciadores de cacau”, pontua o coordenador estadual do projeto do cacau do Sebrae RO, Desóstenes Marcos do Nascimento. 
 
A atuação juntamente aos produtores de cacau, e aos parceiros levando conhecimento e oportunidades de melhorias para o produto alcançar posicionamento no mercado tem sido acompanhado pela Gestora do Projeto no Sebrae RO, a analista Marcileide Zirondi, que destaca a importância inserção da tecnologia, da melhoria da capacidade de gestão e manejo do cultivo, elementos fundamentais para garantir qualidade ao produto, nesse sentido destaca o papel do Senar, da Emater RO que realizam papel importante assistência técnica.  
 
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero). 
Direito ao esquecimento
Como você avalia o trabalho do deputado estadual delegado Rodrigo Camargo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

AMB Souza LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS