GRIPE AVIÁRIA: Estado de emergência zoosanitária é declarado em Rondônia

Medida é tomada sempre que há risco de doença se propagar entre animais

GRIPE AVIÁRIA: Estado de emergência zoosanitária é declarado em Rondônia

Foto: Peter Garrard Beck/Getty Images

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em Rondônia, uma situação de emergência zoossanitária foi declarada devido à presença da gripe aviária. O governo estadual emitiu um decreto oficial em resposta à detecção do vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves no Brasil.

 

O decreto estabelece a suspensão de exposições e eventos que envolvam a reunião de aves por um período de 90 dias, a partir de 21 de setembro de 2023.

 

Anteriormente, o Ministério da Agricultura já havia declarado um estado de emergência zoossanitária com duração de seis meses devido à gripe aviária (H5N1). Até o momento, não houve confirmação de casos em Rondônia, mas oito casos foram registrados no Espírito Santo e dois no Rio de Janeiro.

 

A declaração de estado de emergência zoossanitária é feita quando há risco de rápida disseminação de uma doença entre animais. Isso permite que o governo tome medidas preventivas para conter um surto da doença.

 

É importante observar que essa emergência está relacionada à saúde dos animais, não sendo, por enquanto, um alerta direto à saúde humana, embora as medidas de prevenção também sejam cruciais, pois existe o potencial de transmissão da doença para os seres humanos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS