MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Governo de Rondônia adere ao Plano ABC+

Florestas Plantadas é um dos programas do Plano ABC+

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Governo de Rondônia adere ao Plano ABC+

Foto: Divulgação

Em resposta ao compromisso firmado pelo Brasil na Conferência do Clima – COP 15, em reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o Governo de Rondônia aprovou o Regimento Interno do Grupo Gestor Estadual do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima, Baixa Emissão de Carbono e Desenvolvimento Sustentável na Agropecuária – GEE/ABC+/RO, no período de 2020 a 2030.
 
 
As ações são coordenadas pela Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, com a participação de outras instituições estaduais e federais.
 
 
Inicialmente, o trabalho prevê a redução de desmatamento, adoção de práticas na agricultura e aumento da eficiência energética. Segundo os técnicos que lideram o projeto, a agricultura de Rondônia terá que construir um modelo contemporâneo, sustentável, com uso de agricultura digital. O objetivo geral é atender ao compromisso assumido pelo país junto à comunidade internacional, para mitigar a emissão de gases de efeito estufa – GEE pela agricultura.
 
 
É um plano setorial do Governo Federal, que tem por finalidade organizar e planejar a adoção das tecnologias de produção sustentáveis pela agropecuária brasileira, com ingredientes de agricultura regenerativa, uma agricultura agroecológica.
 
 
PROGRAMAS ABC+
 
O Plano ABC+ foi estruturado em 8 programas: 1 – Recuperação de Pastagens Degradadas; 2 – Sistema de Plantio Direto; 3 – Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – + Sistemas Agroflorestais; 4 – Florestas Plantadas; 5 – Bioinsumos; 6 – Sistemas Irrigados; 7 – Manejo de Resíduos da Produção Animal; 8 – Terminação Intensiva.
 
 
Por outro lado, o programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura subordina-se às seguintes condições específicas, tendo por objetivos: I – reduzir as emissões de gases de efeito estufa oriundas das atividades agropecuárias; II – reduzir o desmatamento; III – aumentar a produção agropecuária em bases sustentáveis; IV – adequar as propriedades rurais à legislação ambiental; V – ampliar a área de florestas cultivadas; VI – estimular a recuperação de áreas degradadas.
 
 
Por fim, o Plano ABC+ tem o Programa ABC que consiste nas linhas de crédito para financiamento de projetos para se alcançar as metas do Plano ABC, atrelado ao Plano Safra 2023/2024, a partir de julho/2023, com uma estimativa na ordem R$ 6.19 bilhões.
 
 
Para o governador Marcos Rocha, a adesão ao ABC+ mostra o compromisso do Estado de Rondônia com a preocupação climática, trabalhando para reduzir os índices de GEE na atmosfera, por meio de boas práticas na agricultura. “Somos um gigante na agropecuária, por isso temos chamado a atenção de outros países. Temos a necessidade de ajudar a reduzir os efeitos do clima em nosso planeta”, afirmou.
 
 
O secretário de Estado de Agricultura, Luiz Paulo, exalta o empenho dos técnicos da pasta em avançar na área do Plano de Redução de Gases de Efeito Estufa, e diz que a Seagri empregará esforços para apoiar essas ações.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS