COLHEITA: Estado de Rondônia poderá ter uma das maiores safras de café

Cafeicultores que produzem cafés com mais de 85 pontos, ideal para um café de qualidade

COLHEITA: Estado de Rondônia poderá ter uma das maiores safras de café

Foto: Rayne Andrade

Lançada oficialmente nesta sexta-feira (14), em Rondônia, a colheita do café para este ano promete ser uma das maiores da história do Estado. A estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, que prevê a colheita de quase três milhões de sacas. Com a assistência técnica da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, o café vem ganhando cada vez mais qualidade, e se destacando entre os melhores do país.
 
 
Autoridades e cafeicultores estiveram presentes na abertura oficial da colheita do café de Rondônia. O evento foi realizado na propriedade de Dilcionir Serraglio, na linha 45, km 3,5 em Alta Floresta do Oeste, que contou com mais de 400 produtores do município e região, onde o produtor tem café de um ano e dois meses, produzido em meio hectare. “São mudas de café clonal, distribuídas pelo Governo de Rondônia, por meio do projeto Rede Estadual de Avaliação de Clones de Cafés", explicou o presidente da Emater/RO, Luciano Brandão.
 
 
Produtores de Rondônia devem colher cerca de 2,9 milhões de sacas de café na safra 2022/2023
 
 
Para este ano, a perspectiva é que a produção alcance números históricos. Os dados são da Conab, que prevê uma colheita de 2,9 milhões de sacas de café nessa safra 2022/2023. Isso se deve aos programas de incentivo do Governo de Rondônia que, através de distribuição de mudas melhoradas, de concursos de qualidade e produtividade, como o Concafé, e dos serviços de assistência técnica prestados, tem fortalecido a cadeia produtiva do café.
 
 
“Temos apoiado os cafeicultores, porque acreditamos que, com incentivo do Governo, podem produzir mais, por isso, vamos avançar com as técnicas de boas práticas, melhoramento genético e tecnologia para garantir o que há de melhor para nossos cafeicultores”, disse o governador Marcos Rocha.
 
 
A unidade faz parte do projeto da Rede Estadual de Avaliação de Clones de Cafés do estado de Rondônia, junto a outras cinco unidades implantadas em todo o Estado. Esse projeto é realizado em parceria entre a Embrapa e o Governo do Estado, com recurso da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico – Sedec e executado pela Emater-RO.
 
 
O café produzido no Estado vem ganhando espaço entre os maiores produtores de café do país. Exemplo disso é a premiação conquistada pela família Hel, de Novo Horizonte do Oeste (RO), que em 2021 ficou em 1º lugar no concurso Coffee of The Year, que premia os melhores cafés do mundo.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS