COMUNIDADE: Vídeo feito pela Embrapa mostra manejo florestal na Amazônia

O vídeo, produzido pelo projeto Bom Manejo 2, mostra a trajetória das comunidades da Resex na garantia do território e no uso sustentável da floresta

 COMUNIDADE: Vídeo feito pela Embrapa mostra manejo florestal na Amazônia

Foto: Jaime Souza

Na última terça-feira (21), Dia Internacional das Florestas, o vídeo “Floresta da gente”, apresentado pela Embrapa e ITTO (Organização Internacional de Madeiras Tropicais), mostra como as comunidades da Reserva Extrativista Verde Para Sempre, localizada em Porto de Moz, no Pará, promovem o uso sustentável da floresta e dialoga sobre os desafios da atividade madeireira comunitária na região. A tecnologia de Manejo Florestal Sustentável é a principal ferramenta das comunidades para a manutenção da biodiversidade e produtividade das áreas.

 

 

 

Criada em 2004, a Resex Verde Para Sempre é a maior reserva extrativista do Brasil. Tem cerca de 1 milhão e 200 mil hectares e abriga 183 comunidades e localidades com mais de 2.500 famílias. Para as comunidades, a floresta é fonte de sustento, qualidade de vida e esperança.
 
 
“A floresta está salvando vidas”, conta Evandro Pinheiro, presidente da Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas do Médio Jaurucu. “Ela é o meu dia-a-dia”, diz Maria Creusa Ribeiro, presidente da Cooperativa Mista Agroextrativista Floresta Sempre Viva Três Rios. “É o sustento da minha família”, afirma Simael de Andrade, presidente da Cooperativa Mista Agroextrativista Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Rio Arimum.
 
 
O vídeo, produzido pelo projeto Bom Manejo 2, mostra a trajetória das comunidades da Resex na garantia do território e no uso sustentável da floresta.  De acordo com Katiuscia Miranda, do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB),  a Verde Para Sempre é a Unidade de Conservação que mais possui planos de manejo sustentável na Amazônia. “Praticamente 60% da área manejada aprovada e autorizada na região pelo ICMBIo (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade)  está nessa Resex”, ressalta.
 
 
O pesquisador Milton Kanashiro, coordenador do Bom Manejo 2 e presidente do portfólio de projetos da área florestal da Embrapa, conta que a instituição vem atuando na Resex junto com uma rede de parceiros para capacitar comunitários no uso das técnicas de Manejo Florestal Sustentável e promover o diálogo em torno do desenvolvimento sustentável da região.
 
 
Um dos exemplos mais concretos dessa rede é o Observatório do Manejo Florestal Comunitário e Familiar (OMFCF) que reúne 32 organizações, entre associações comunitárias, cooperativas, instituições de ensino, pesquisa e outras, para promover e fortalecer a agenda do manejo florestal comunitário. “O Observatório funciona como um advocacy do ponto de vista das comunidades com as instituições para o poder público”, explica Kanashiro.
 
 
“Eu estou aqui na cidade, mas tem outra parceria que está lá na comunidade, tem outra que está em Brasília, então é um leque que você se organiza e se fortalece”, exemplifica Margarida Ribeiro, da Rede Mulher Florestal.
 
 
O Manejo Florestal Sustentável envolve práticas de exploração de baixo impacto ambiental que buscam reproduzir o ciclo natural da floresta, mantendo a biodiversidade, produtividade, capacidade de regeneração e demais funções ecológicas, econômicas e sociais.
 
 
 
 
Florestas comunitárias
 
Dados do Observatório do Manejo Florestal Comunitário e Familiar mostram que a Amazônia possui mais de dois milhões de km² de florestas comunitárias onde vivem comunidades rurais, tradicionais e povos indígenas. Essa rede mapeou na região 122 iniciativas de Manejo Florestal Comunitário que envolvem quase 267 mil famílias.
 
 
Diferentemente das concessões florestais nas quais o Estado concede a um ente privado o direito de explorar de forma sustentável a floresta pública, o uso comunitário envolve a gestão do território e dos recursos naturais ali presentes pelas comunidades e povos residentes no local.
 
 
O estado do Pará, de acordo com o Observatório do MFCF, concentra 82 iniciativas de manejo florestal comunitário com a participação de 261 mil famílias em assentamentos rurais, territórios quilombolas e Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Essas iniciativas envolvem a exploração sustentável de produtos madeireiros e não-madeireiros.
 
 
Manter esse patrimônio no presente e futuro faz parte da missão de cada morador da Resex Verde Para Sempre. “A comunidade cuida daquela área onde ela faz o manejo e isso faz com que a área fique protegida”, afirma Edilene Duarte da Silva, presidente do Comitê de Desenvolvimento Sustentável de Porto de Moz (CDS).
 
 
“A gente não tem que pensar só na gente, tem que pensar nos filhos, nos netos, pensar no futuro”, finaliza José Francisco de Jesus, o “seu Preto”, presidente da Associação Comunitária Agroextrativista do Rio Curuminim.
 
 
O vídeo “Floresta da gente” é uma produção do projeto Gestão Sustentável de Florestas de Produção em Escala Comercial na Amazônia Brasileira - Projeto Bom Manejo fase 2, coordenado e executado pela Embrapa com o apoio financeiro da Organização Internacional de Madeiras Tropicais - ITTO (International Tropical Timber Organization), organização intergovernamental que promove o manejo florestal sustentável nas florestas tropicais. 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS