CAMPO: Apoiado em safra recorde, agro deve crescer 2,5% em 2023

Após queda no Produto Interno Bruto (PIB), agronegócio deve crescer 2,5% neste ano de 2023, informações são da Consultoria Sonhagro

CAMPO: Apoiado em safra recorde, agro deve crescer 2,5% em 2023

Foto: Enga. Civil Amanda Apolinario Matos

O PIB do Brasil em 2022 foi de R$ 9,9 trilhões. No último trimestre divulgado (4º trimestre de 2022), o valor foi de R$ 2 584,1 bilhões. Essa projeção para 2023 deve-se principalmente à procura por alimentos saudáveis e orgânicos, o investimento em novas tecnologias que visam a diminuição de custos e aumento da eficiência, que serão vitais para o crescimento do setor.
 
 
O agronegócio é o setor que mais responde às exportações do país sendo extremamente significativo para impulsionar a economia brasileira. No ano passado o ramo sofreu grandes pressões ocasionadas pelas mudanças climáticas, inseguranças causadas pela Guerra, entre outros fatos que impulsionaram negativamente o seu resultado no PIB dos últimos meses.
 
 
Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agro apresentará crescimento de 2,5% em comparação a 2022. Essa projeção para 2023 deve-se principalmente à procura por alimentos saudáveis e orgânicos, o investimento em novas tecnologias que visam a diminuição de custos e aumento da eficiência, que serão vitais para o crescimento do setor.
 
 
A CNA estima aumento de 15,5% da safra 2022/2023 em relação à safra 2021/2022, chegando a mais de 313 milhões de toneladas. Há também a melhora na economia global pós pandemia, que impulsiona a propagação de acordos comercias com outros países na pecuária, aumentando a exportação de carne brasileira.
 
 
Apesar do aumento na safra atual e o avanço da pecuária, as estiagens ocasionadas pele fenômeno La Niña, influenciaram o clima, castigando especialmente o Sul do Brasil. De acordo com a MetSul Meteorologia, existe a possibilidade do El Niño se estabelecer no segundo semestre, durante o outono, provocando alterações nas chuvas em todo o Brasil.
 
 
Existe ainda as incertezas da economia mundial, causadas principalmente pela guerra da Rússia e Ucrânia, que podem alterar a disponibilidade de grãos e insumos, aumentando os custos aos produtores.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS