BRASIL: Ministro diz que agricultura crescerá sem desmatamento

O ministro está em Berlim para participar do 15º Fórum Global para Alimentação e Agricultura

BRASIL: Ministro diz que agricultura crescerá sem desmatamento

Foto: Divulgação

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse na última sexta-feira (20), em evento na Embaixada do Brasil em Berlim, que é possível alcançar uma relação harmoniosa e complementar entre a produção agropecuária e a preservação ambiental. Durante o fórum “Como Alemanha e Brasil podem mudar sistemas alimentares?”, Fávaro destacou que as tecnologias desenvolvidas no Brasil têm contribuído para adaptar a produção agrícola às mudanças climáticas, mas ainda é preciso enfrentar o desafio do desmatamento. 
 
 
“Apesar desses avanços, seguimos enfrentando o desafio do desmatamento, cujas taxas têm crescido nos últimos anos. No entanto, asseguro a vocês que isso não está associado à produção agrícola. O desmatamento que vemos crescer no Brasil é uma prática ilegal, praticada principalmente por invasores de terras públicas, que chamamos de grileiros. Isso agora vai acabar”, garantiu o ministro. 
 
 
O ministro também destacou a importância do comércio agrícola para trazer prosperidade para o setor e para promover inovação e desenvolvimento sustentável. “Segurança alimentar é uma meta que não pode se limitar às fronteiras nacionais. Ao fazer isso, os países condenam os seus consumidores a comprar produtos mais caros. A falta de concorrência faz também com que a inovação não ocorra na velocidade desejável”, disse, destacando a necessidade de construção de um sistema internacional de comércio agrícola mais aberto e equilibrado. 
 
 
Também participaram do evento de hoje o adido agrícola em Berlim, Eduardo Sampaio Marques, o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, e o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil,  Roberto Perosa.  A comitiva brasileira visitou as instalações da International Green Week, uma das mais tradicionais feiras da Alemanha.
 
 
Fávaro está na Alemanha para participar do 15º Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA), organizado pelo Ministério Federal da Agricultura e Nutrição da Alemanha (BMEL). Amanhã (21) ele participa da Conferência de Ministros da Agricultura, que deverá reunir cerca de 70 ministros. 
Direito ao esquecimento

O que você irá fazer neste carnaval?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS