BRASIL: Ministro diz que agricultura crescerá sem desmatamento

O ministro está em Berlim para participar do 15º Fórum Global para Alimentação e Agricultura

BRASIL: Ministro diz que agricultura crescerá sem desmatamento

Foto: Divulgação

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse na última sexta-feira (20), em evento na Embaixada do Brasil em Berlim, que é possível alcançar uma relação harmoniosa e complementar entre a produção agropecuária e a preservação ambiental. Durante o fórum “Como Alemanha e Brasil podem mudar sistemas alimentares?”, Fávaro destacou que as tecnologias desenvolvidas no Brasil têm contribuído para adaptar a produção agrícola às mudanças climáticas, mas ainda é preciso enfrentar o desafio do desmatamento. 
 
 
“Apesar desses avanços, seguimos enfrentando o desafio do desmatamento, cujas taxas têm crescido nos últimos anos. No entanto, asseguro a vocês que isso não está associado à produção agrícola. O desmatamento que vemos crescer no Brasil é uma prática ilegal, praticada principalmente por invasores de terras públicas, que chamamos de grileiros. Isso agora vai acabar”, garantiu o ministro. 
 
 
O ministro também destacou a importância do comércio agrícola para trazer prosperidade para o setor e para promover inovação e desenvolvimento sustentável. “Segurança alimentar é uma meta que não pode se limitar às fronteiras nacionais. Ao fazer isso, os países condenam os seus consumidores a comprar produtos mais caros. A falta de concorrência faz também com que a inovação não ocorra na velocidade desejável”, disse, destacando a necessidade de construção de um sistema internacional de comércio agrícola mais aberto e equilibrado. 
 
 
Também participaram do evento de hoje o adido agrícola em Berlim, Eduardo Sampaio Marques, o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, e o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil,  Roberto Perosa.  A comitiva brasileira visitou as instalações da International Green Week, uma das mais tradicionais feiras da Alemanha.
 
 
Fávaro está na Alemanha para participar do 15º Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA), organizado pelo Ministério Federal da Agricultura e Nutrição da Alemanha (BMEL). Amanhã (21) ele participa da Conferência de Ministros da Agricultura, que deverá reunir cerca de 70 ministros. 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS