COMUNICAÇÃO: Sedam disponibiliza canais de Ouvidoria Ambiental aos rondonienses

Ouvidoria da Sedam disponibilizou mais um canal de atendimento ao público

COMUNICAÇÃO: Sedam disponibiliza canais de Ouvidoria Ambiental aos rondonienses

Foto: Divulgação

É possível denunciar crimes ambientais ao Governo de Rondônia pela internet, telefone, por e-mail e pessoalmente,  através da Ouvidoria Ambiental da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental  – Sedam.  Um espaço para o usuário realizar reclamações, solicitações, elogios, sugestões, pedidos de informações e registro de denúncias sobre ações ilícitas ambientais, que agora retorna com o número da Discagem Direta Gratuita (0800 666 1150).
 
 
A Discagem Direta Gratuita (DDG), ou 0800 como é popularmente conhecida, é um serviço que possibilita ao cidadão entrar em contato com a Sedam gratuitamente, sem qualquer custo ao usuário. Desta forma, um importante recurso de suporte a quem procura os serviços ofertados pela secretaria.
 
 
A Sedam, por meio da ouvidoria ambiental, atende casos de desmatamento ilegal, queimada ilegal, poluição de rios, represamento de curso de rios, extração de recursos minerais, emissão de efluentes, garimpo e licenciamentos irregulares, dentre outras manifestações dos cidadãos. 
 
 
“Esta é mais uma ação para ampliar os canais de comunicação com a população rondoniense, colocando em evidência a preocupação em promover a participação social, desta forma, contribuindo para a eficiência da gestão pública”, destacou o governador do Estado, Marcos Rocha.
 
 
ACOMPANHAMENTO 
 
 
Para que a denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental possa ser atendida, é necessário fornecer algumas informações de suma importância. Tais como: descrever se a manifestação é anônima ou identificada, tipo de ilícito, relatar os fatos de maneira detalhada, identificação do local denunciado (município, linha, lote, quilômetro, ponto de referência e imagens), e principalmente fornecer a coordenada geográfica do local, para que sejam gerados documentos imprescindíveis às equipes que realizam as fiscalizações in loco, consigam lograr êxito.
 
 
De acordo com a  ouvidora da Sedam, Tatiana Ribeiro de Matos, “É importante que o usuário ao registrar uma demanda, forneça o maior número de informações  do local denunciado, para que as equipes fiscalizatórias consigam fazer os atendimentos das denúncias de forma mais célere”, finalizou Tatiana.
 
 
Havendo a necessidade de vistoria/fiscalização in loco, a demanda é encaminhada para a devida área técnica ou unidade responsável pela averiguação dos fatos.
 
 
OUVIDORIA DA SEDAM
 
Para registrar denúncia na Ouvidoria da Sedam, basta acessar um dos canais de atendimento disponíveis por telefone, e-mail e pessoalmente, disponibilizados também na página inicial do site institucional da Sedam, como a plataforma FALA.BR,  com horário de atendimento das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.
 
 
Contato: 0800 666 1150/ 32129648
E-mail: ouvidoria@sedam.ro.gov.br
Endereço: Avenida Farquar , 2986 – Bairro Pedrinhas Edifício Rio Cautário (Curvo 2 – 2° andar)
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS