AÇÕES: Emater atua no Plano de Regulamentação de Áreas Degradadas

Serão priorizadas iniciativas de apoio aos agricultores familiares

AÇÕES: Emater atua no Plano de Regulamentação de Áreas Degradadas

Foto: Divulgação

 

Extensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO participam de capacitação de multiplicadores em mecanismos legais, técnicos e práticos do Programa de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais do Estado de Rondônia. A ação faz parte das etapas a serem desenvolvidas no Projeto Paisagem Sustentável da Amazônia, que visa uma gestão integrada para conservação, recuperação e uso sustentável dos ecossistemas amazônicos.
 
 
Os técnicos estão sendo capacitados para elaboração do Plano de Regulamentação de Áreas Degradadas – Prad, visando promover, junto aos agricultores, a regularização ambiental de suas propriedades rurais.
 
 
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforça que o  Programa de Regularização Ambiental – Pra é uma iniciativa que objetiva regulamentar e recuperar áreas degradadas, que são protegidas por lei, como as Áreas de Preservação Permanente (APP), Reservas Legais (RL) e áreas de Uso Restrito (UR).
 
“O Governo do Estado tem investido em capacitação e ações que garantam o avanço da Emater, para que possa garantir cada vez mais, melhores atendimentos aos nossos agricultores. A capacitação vai possibilitar mais conhecimentos de medidas a serem executadas para a recuperação de áreas que sofreram degradação ambiental. São ações que fazem Rondônia avançar ainda mais, na preservação do meio ambiente”, destacou o governador.
 
 
Em Rondônia essa ação está sob responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Sedam, que, subsidiada pela parceria entre o Governo de Rondônia e a agência alemã de cooperação internacional Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) , deverá implementar e monitorar o programa junto às propriedades rurais.
 
Técnicos atuarão como facilitadores na elaboração dos PRADs ,
 
 
Através dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater, serão priorizadas iniciativas de apoio aos agricultores familiares nos processos de adequação ambiental dos imóveis rurais, incluindo nesse âmbito, tecnologias e práticas de produção sustentáveis nas áreas de uso alternativo do solo. Para isso, foram adquiridos através da parceria, 15 drones e 15 veículos camionetes que servirão de suporte às ações que serão desencadeadas nas propriedades rurais.
 
CAPACITAÇÃO
 
Nesta segunda etapa estão sendo realizadas capacitações de 19 extensionistas, os quais integram o projeto Paisagem Sustentável da Amazônia que atuarão como facilitadores na elaboração do Prad, junto às famílias rurais. Raphael Cidade, diretor técnico da Emater/RO, explica que a Autarquia já vem elaborando os Plano de Regulamentação de Áreas Degradadas.
 
A capacitação de multiplicadores em mecanismos legais, técnicos e práticos do Programa de Regularização Ambiental de imóveis rurais, teve início na segunda-feira, 5, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia – Faperon, em Porto Velho, com palestras técnicas, e segue até sexta-feira, 9, com visitas às propriedades rurais em Candeias do Jamari, nas áreas de recuperação de APP.
 
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS