MATO GROSSO: Estudo diz que não há registro de ferrugem asiática

Semeadura da soja encerrou em Mato Grosso na última semana e produtores ligam o alerta quanto à ferrugem asiática

MATO GROSSO: Estudo diz que não há registro de ferrugem asiática

Foto: Divulgação

 

Maior produtor de soja do Brasil, Mato Grosso ainda não registrou casos de ferrugem asiática nas lavouras da temporada 2022/23. É o que revela o monitoramento realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).
 
A semeadura da oleaginosa encerrou no estado na última semana, conforme acompanhamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
 
Segundo o Programa de Prevenção e Controle de Pragas de Importância Econômica do Indea, os dados são coletados pelos fiscais em campo, bem como informados pelos produtores rurais à autarquia.
 
Mato Grosso, destaca o diretor técnico do Indea, Renan Tomazele, é o único estado a possuir um painel de acompanhamento online (confira aqui) para o monitoramento e controle das pragas de importância econômica.
 
“Além de um mecanismo próprio, também integramos o Consórcio Antiferrugem, um painel de monitoramento fruto da parceria público-privada no combate à ferrugem asiática da soja”, comenta Tomazele.
 
De acordo com a autarquia, na safra 2021/22 foram registrados no estado 262 casos de ferrugem asiática. Os fiscais do Indea colheram 553 amostras e 49,3% delas apresentaram o fungo causador da praga.
 
Prazo da semeadura encerra em 31 de dezembro
 
O prazo de plantio da soja em Mato Grosso encerra no dia 31 de dezembro, conforme estabelecido pela Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea n.º 001/2021, para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja em Mato Grosso, em vigor devido à suspensão da Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea nº 002/2021, por ordem judicial.
 
O Indea reforça que a normativa também proíbe semear soja em sucessão à soja, na mesma área, no mesmo ano agrícola.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

N J Schaefer

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS