MATO GROSSO: Estudo diz que não há registro de ferrugem asiática

Semeadura da soja encerrou em Mato Grosso na última semana e produtores ligam o alerta quanto à ferrugem asiática

MATO GROSSO: Estudo diz que não há registro de ferrugem asiática

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Maior produtor de soja do Brasil, Mato Grosso ainda não registrou casos de ferrugem asiática nas lavouras da temporada 2022/23. É o que revela o monitoramento realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).
 
A semeadura da oleaginosa encerrou no estado na última semana, conforme acompanhamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
 
Segundo o Programa de Prevenção e Controle de Pragas de Importância Econômica do Indea, os dados são coletados pelos fiscais em campo, bem como informados pelos produtores rurais à autarquia.
 
Mato Grosso, destaca o diretor técnico do Indea, Renan Tomazele, é o único estado a possuir um painel de acompanhamento online (confira aqui) para o monitoramento e controle das pragas de importância econômica.
 
“Além de um mecanismo próprio, também integramos o Consórcio Antiferrugem, um painel de monitoramento fruto da parceria público-privada no combate à ferrugem asiática da soja”, comenta Tomazele.
 
De acordo com a autarquia, na safra 2021/22 foram registrados no estado 262 casos de ferrugem asiática. Os fiscais do Indea colheram 553 amostras e 49,3% delas apresentaram o fungo causador da praga.
 
Prazo da semeadura encerra em 31 de dezembro
 
O prazo de plantio da soja em Mato Grosso encerra no dia 31 de dezembro, conforme estabelecido pela Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea n.º 001/2021, para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja em Mato Grosso, em vigor devido à suspensão da Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea nº 002/2021, por ordem judicial.
 
O Indea reforça que a normativa também proíbe semear soja em sucessão à soja, na mesma área, no mesmo ano agrícola.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS