PRÊMIO: Rondônia tem os três melhores cafés de todo o Brasil

Dos dez finalistas da categoria canéfora, nove eram de Rondonia na mais importante feira do setor no continente

PRÊMIO: Rondônia tem os três melhores cafés de todo o Brasil

Foto: Divulgação

 

A Semana Internacional do Café (SIC) está se encerrando com o maior resultado já alcançado por Rondônia em todas as edições até hoje. O Sebrae em Rondônia, em parceria com diversas entidades, disponibilizou um estande que acabou sendo um dos mais visitados da edição deste ano. O espaço abrigou os melhores cafés da categoria canéfora no concurso Coffe of The Year. O evento aconteceu em Belo Horizonte de 16 a 18 deste mês.
 
Além da exposição e degustação dos cafés especiais de Rondônia, em sua maioria, o já reconhecido robustas amazônico, o espaço especialmente preparado para promover a Indicação Geográfica Cafés Matas de Rondônia foi o verdadeiro epicentro das negociações e geração de negócios para os produtores de Rondônia.
 
Entidades como Caferon, Faperon, MAPA/SAF, Embrapa e Governo de Rondonia, via Seagri e Emater estavam reforçando o time do Sebrae e dando suporte às grandes estrelas: as produtoras e produtores de cafés especiais que tem alcançado grandes resultados nas últimas edições da SIC. Trata-se de uma grande união de propósitos para que o café rondoniense seja olhado muito além do commodity.
 
“Os resultados surgem não apenas nas premiações que, claro, ajudam ao Café Matas de Rondônia ganhar autoridade mas também na ponta, na geração de negócios do produtor rural, que alcança novos mercados e entende que precisa se manter competitivo e isto o Sebrae e os parceiros que abrilhantam mais esta participação na SIC tem na expertise: transferência de conhecimento, introdução de ferramentas de inovação e tecnologia e aumento de produtividade. Vamos avançar ainda mais”, comemorou Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae.
 
Os grandes agraciados da noite na categoria canéfora, que  dos 10 finalistas 9 eram de Rondônia foram, entre os primeiros colocados, Edvaldo Sigoli do sítio Comcafé, em Cujubim em terceiro lugar, João da Luz do sitio Coração de Mãe, de Cacoal em segundo lugar , e o grande campeão do ano ficou com Licleison da Silva, da chácara Paraná de Novo Horizonte do Oeste.
 
Cafés Matas de Rondônia
 
O Projeto de atendimento do Sebrae teve início há anos, quando foi identificada uma oportunidade de melhoria junto aos produtores rurais que atuam nesta atividade. Não apenas era necessário organizar as propriedades rurais como uma empresa, da “porteira pra dentro” mas também ofertar conteúdos para aumento de qualidade, produtividade e competitividade. Dentro desta premissa, intervenções como consultorias de gestão e propriedade rural, dias de campos, boa práticas, visitas técnicas e a participação em eventos como a Semana Internacional do café estavam no escopo da iniciativa. Os frutos estão sendo colhidos nos últimos anos.
 
São parceiros do Sebrae nesta grande jornada, a Caferon, Embrapa, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento via Superintendência Federal de Agricultura, Governo de Rondonia por meio de Seagri, Emater e Idaron entre outras.
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS