CAPACITAÇÃO: Boas práticas incentivam fortalecimento da piscicultura de Rondônia

Informações atualizadas e novas tendências para o cultivo das espécies aquícolas.

CAPACITAÇÃO: Boas práticas incentivam fortalecimento da piscicultura de Rondônia

Foto: Divulgação

 

Referência na criação de peixes em cativeiro na região Norte do país, com destaque para o cultivo de tambaqui, a piscicultura vem ganhando força junto a agricultores familiares que buscam na atividade uma alternativa para implementação de renda na propriedade. Nos últimos anos, por meio das políticas públicas, o Governo de Rondônia tem investido na adoção de práticas tecnológicas com manejo adequado que tem permitido o aumento da produção e da produtividade.
 
A capacitação de boas práticas em piscicultura sustentável, realizada pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) no período de 7 a 11 de novembro, foi mais uma dessas ações que visam fortalecer a cadeia produtiva do peixe. “Esta é a primeira oportunidade que tivemos, depois da pandemia do coronavírus, de nos reunir em torno da temática piscicultura”, disse a engenheira de pesca da Emater-RO, Maria Mirtes Pinheiro.
 
Maria Mirtes explica ainda que o papel do extensionista rural, além de orientar e capacitar a família rural, é levar ao público os resultados obtidos pelas instituições de pesquisa, a exemplo da Universidade Federal de Rondônia (Unir), que através do programa de pós-graduação em ciências ambientais, dedicou parte de suas atividades para a piscicultura local.
 
 
 
Realizada no campus da Universidade Federal de Rondônia – Unir, em Rolim de Moura, a atividade reuniu 36 técnicos de diversas regiões do Estado que receberam informações com as novas tendências de manejo e cultivo das espécies aquícolas. “Essas técnicas serão repassadas aos piscicultores, através da assistência técnica da Emater, visando a obtenção de animais mais saudáveis”, explica a engenheira de pesca.
 
 
Durante as atividades, além das aulas teóricas ministradas por especialistas da Emater-RO e professores da Unir, tiveram a oportunidade de participar de aulas práticas para análises parasitológicas.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS